Novo portal da SEE: responsivo e mais intuitivo, o novo site já está no ar

Minas Gerais

09.02.2023

O site da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está de cara nova e com ainda mais possibilidades. O objetivo é facilitar a navegação e o acesso às informações, por meio de atalhos e agrupamentos de páginas por assunto. Com uma maior usabilidade por parte do usuário, devido à melhoria das ferramentas, o site permite uma navegação intuitiva, mais simples e responsiva. 

O formato responsivo permite que as páginas sejam acessadas e adaptadas às formatações de tela de computadores, aparelhos celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico conectado à internet. Esse formato aperfeiçoa e otimiza a experiência de quem acessa o portal e torna mais agradável a visualização das informações. Há também a possibilidade de alterar o contraste de página, para uma navegação mais confortável visualmente. 

Para o acesso a documentos e regulamentações, o site ganhou uma página específica, facilitando a consulta e o download dos arquivos. Assim como um atalho que direciona para o portal de órgãos e estruturas do Governo Estadual, simplificando etapas de pesquisas.

E não para por aí. Caso o usuário queira ter uma visão geral da nova plataforma de comunicação da SEE/MG e saber o melhor caminho para encontrar o que procura, é só clicar em “Mapa do Site”. Uma nova página será aberta mostrando, de uma só vez, as opções de acesso de cada uma das abas de navegação.

 

Abas de navegação

A organização das abas de navegação do novo site possibilita que o usuário encontre com facilidade informações específicas. Na aba "A Secretaria", estão compilados os acessos às páginas com nomes e contatos das chefias da SEE, documentos e regulamentações. Na seção "Escolas" é possível encontrar arquivos e materiais sobre as instituições e processos pedagógicos.

Na aba “Serviços”, o usuário consegue acessar e solicitar serviços, como a obtenção de segunda via de documentos e a autenticação de arquivos. Tudo isso segmentado por categorias de interesse. Em “Servidor”, há conteúdos sobre evolução de carreira, inspeção escolar e comissão de ética.

 

Canais de atendimento ao cidadão

Facilitando o contato com a Secretaria, a solicitação de acesso a informações — com base na Lei de Acesso à Informação — e o envio de reclamações e sugestões, os canais de atendimento ao cidadão estão disponíveis no final da página inicial, também chamada de "home", do site. Basta clicar na opção desejada e preencher os formulários.

Acesse www.educacao.mg.gov.br e confira todas as novidades!

 

Repositório de notícias

Para o acesso a notícias e publicações antigas, foi criado um repositório em um site específico. Por meio do acervodenoticias.educacao.mg.gov.br os cidadãos podem encontrar conteúdos e matérias anteriores, publicadas desde a criação do site, em 2008.