Novo Ensino Médio: Técnicos da Educação e equipe gestora das escolas iniciam capacitação nesta quinta-feira

Roraima

04.09.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Como parte das ações de implementação do Programa Novo Ensino Médio no Estado de Roraima, nesta quinta-feira (05), a Seed por meio do DEB (Departamento de Educação Básica) iniciará uma capacitação para técnicos e equipe gestora das unidades escolares.

A capacitação ocorrerá na Univirr (Universidade Virtual) na Unidade Maria Odete Calheiros Pena, localizada na Avenida Princesa Isabel, n° 3524, bairro Tancredo Neves, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

As atividades serão realizadas por meio do CEFORR (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) e atenderá a equipe de gestão das escolas formada pelo coordenador pedagógico, gestor e orientador educacional além dos técnicos da área pedagógica que atuam na Seed.

Deve participar equipes gestoras de 21 instituições de ensino que serão contempladas com o Programa Novo Ensino Médio, inicialmente no Estado de Roraima, sendo 09 escolas da Capital Boa Vista, 08 do interior área rural e 04 unidades indígenas.

“Nesta capacitação, vamos repassar todas as informações sobre o Programa como a legislação pertinente, execução dos recursos financeiros, proposta de flexibilização curricular, entre outros. Além disso, também esclareceremos dúvidas e questionamentos que surgirem”, explicou Hélia Maria Souza, coordenadora do Programa Novo Ensino Médio em Roraima.

NOVO ENSINO MÉDIO

O Programa Novo Ensino Médio vem sendo implementado nas escolas de Ensino Médio de todo o Brasil como forma de promover mudanças significativas nesta Etapa de Ensino e estimular o protagonismo juvenil.

O Programa traz três principais mudanças sendo a primeira delas, a ampliação da carga horária anual que sairá das 880 horas para 1.000 horas e ainda a expansão das EMTI (Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral).

A segunda principal mudança vem com os itinerários formativos pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar. Esse aprofundamento poderá ser por meio de áreas do conhecimento ou por formações técnicas profissionais.

Também será obrigatória a elaboração do Projeto de Vida, relacionado com seus talentos e vontades. Por meio do Projeto de Vida, o estudante poderá refletir sobre os seus desejos e objetivos, conhecer e valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências e a partir daí, poderá fazer escolhas alinhadas aos seus interesses.

O terceiro ponto principal está atrelado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define as aprendizagens essenciais para o jovem nesta etapa de ensino por meio dos conhecimentos garantidos, ou seja, as disciplinas do currículo comum como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, entre outras e, por meio do desenvolvimento de competências importantes para a sua vida em sociedade.

Em Roraima, 145 escolas ofertam o Ensino Médio. O Programa será implementado inicialmente em 21 instituições, mas a previsão é que até o ano de 2022 todas as escolas de Ensino Médio tenham aderido ao programa.

Conheça as escolas que serão inicialmente contempladas:

Localidade

Escolas

01

Boa Vista

Escola Estadual Vitória Mota Cruz

02

Escola Estadual Lobo D’Almada

03

Escola Estadual Major Alcides

04

Escola Estadual Mário David Andreazza

05

Escola Estadual Monteiro Lobato

06

Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota

07

Escola Estadual Camilo Dias

08

Escola Estadual Carlo Casadio

09

Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt

10

Bonfim

Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara

11

Escola Estadual Escola São Francisco

12

Cantá

Escola Estadual Genira Brito

13

Escola Estadual Indígena Ednilson Lima Cavalcante

14

Caracaraí

Escola Estadual Presidente Castelo Branco

15

Caroebe

Escola Estadual Clóvis Nova da Costa

16

Iracema

Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida

17

Mucajaí

Escola Estadual Venceslau Catossi

18

Pacaraima

Escola Estadual Indígena José Marcolino

19

Rorainópolis

Colégio Estadual Militarizado Tenente João de Azevedo Cruz

20

Uiramutã

Escola Estadual Indígena São Sebastião do Cailã

21

Amajari

Escola Estadual Indígena Santa Luzia

ASCOM/SEED