Novo Ensino Médio: Seduc disponibiliza formulários para escuta de estudantes e professores da rede pública estadual

Maranhão

16.12.2020

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza, no período de 16 a 18 de dezembro, dois questionários: um para a escuta participativa de estudantes e outro para escuta e professores da rede pública estadual maranhense, cujas respostas irão subsidiar na elaboração de um documento curricular de maneira coletiva, representativa e que atenda às necessidades e escolhas de todos os estudantes do Ensino Médio no Maranhão.

A ação tem como intuito subsidiar a secretaria na implementação do Novo Ensino Médio, que se configura a partir da Lei Nº 13.415 16/02/2017 e na Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018 e atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular e novos conhecimentos a serem desenvolvidos.

A Lei Nº 13.415/2017 que regulamenta o Novo Ensino Médio tem como objetivo assegurar uma escola que faça mais sentido para a juventude estudantil maranhense e a prepare melhor para enfrentar os desafios do século XXI.

O currículo do Novo Ensino Médio passa a ser composto por uma parte comum e outra que varia conforme escolha dos estudantes. A parte comum é denominada de Formação Geral e propõe a aprendizagem das competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E a outra parte, chamada de Itinerários Formativos, compreende um conjunto de unidades curriculares, que os estudantes poderão escolher a partir de seus interesses, aprofundando e ampliando aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

Com a disponibilização dos formulários para a escuta de estudantes e professores, a Seduc busca construir uma proposta que atenda às expectativas dos estudantes do Ensino Médio em relação ao que se deseja ter como oportunidade de cursar ao longo dessa etapa de ensino, considerando suas aspirações enquanto perspectiva de futuro, no prosseguimento de sua atuação profissional e metas para sua vida.

Para tanto os formulários estarão disponíveis no site da Seduc e está aberto à participação das comunidades escolares de todo o Maranhão.

Para acesso aos formulários clique aqui!