NOVO ENSINO MÉDIO | Escolas promovem Dia D para discutir sobre o Documento Curricular e sugerir alterações

Roiraima

08.11.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

A partir de 2020, as escolas estaduais de Roraima terão um novo instrumento para nortear o ensino: o DCRR (Documento Curricular de Roraima). A versão preliminar da formação geral das áreas de conhecimento do Ensino Médio foi concluída e agora as escolas estão mobilizadas para conhecer o documento e dar sugestões ao texto.                                                                             

Até o momento, das 30 escolas que ofertam o Ensino Médio na capital, 22 já realizaram um Dia D de mobilização para manusear o documento, conhecer o texto introdutório, discutir e apresentar sugestões e alterações. O trabalho de mobilização também ocorre nas escolas dos municípios. As instituições de ensino estaduais localizadas interior do Estado promovem o Dia D nesta quinta-feira, 07.

“É um momento importante, em que a comunidade escolar reúne professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e gestores para estudar, discutir e definir as principais contribuições que cada escola irá apresentar ao Documento Curricular de Roraima”, explicou Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima.

Além dos profissionais que atuam nas escolas, qualquer pessoa da sociedade civil organizada também pode fazer suas contribuições. A versão preliminar do documento está disponível para Consulta Pública na internet. Para participar, é só acessar o site www.basenacionalcomum.mec.gov.br, localizar o campo “Implementação”, depois clicar em “Consulta Pública”, fazer o cadastro pessoal e acessar a versão preliminar do documento.

A partir do acesso, a pessoa poderá dar suas sugestões e contribuições nas eras de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, áreas contempladas na formação geral do Ensino Médio. O acesso poderá ser realizado até o dia 10 de novembro.

O documento para o Ensino Médio foi elaborado por 22 redatores especialistas, todos professores das redes públicas de ensino estadual e municipal, além do ensino privado. O trabalho todo é desenvolvido mediante regime de colaboração entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Undime (União nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Os profissionais participantes foram divididos nas funções de redatores e coordenadores de áreas e foram também criados GTs (Grupos de Trabalhos) divididos por áreas do conhecimento com uma média de 6 a 8 especialistas. Para a construção do documento, a equipe de trabalho também contou com os analistas críticos das IES (Instituições de Ensino Superior) das redes federal, estadual e privada, que fizeram a leitura crítica como forma também de contribuição. 

DOCUMENTO CURRICULAR - O DCRR (Documento Curricular de Roraima) é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Primeiramente foi elaborado o DCRR para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O documento já foi devidamente aprovado pelo CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima) e agora está na fase de implementação nas escolas, com formação dos profissionais da Educação.

O documento para o Ensino Médio está sendo construído neste ano. No momento, a versão preliminar para a formação geral já foi concluída, está na fase de Consulta Pública e também já foi protocolada no CEE/RR para avaliação prévia.

Todo o trabalho de elaboração do DCRR está sendo realizado mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).