Sergipe
14.12.2021A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação/ Serviço de Ensino Médio, promoveu na manhã desta segunda-feira, 13, uma oficina intersetorial para orientação e alinhamento das ações de implementação dos itinerários formativos de aprofundamento para 2022 do Novo Ensino Médio. Participaram gestores, coordenadores e secretários escolares das escolas de Aracaju (DEA) e do Leste Sergipano (DRE4).
O Novo Ensino Médio passará a ser ofertado em todas as escolas das redes estadual e particulares que ofertam o ensino médio, a partir de 2022. Atualmente, 33 escolas-piloto estaduais trabalham no programa, atendendo a 17.405 estudantes. A oficina foi realizada no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seduc, e prosseguirá no dia 15 de dezembro com os coordenadores das escolas do Médio Sertão Sergipano (DRE 5) e Alto Sertão Sergipano (DRE 9).
A oficina foi conduzida pela coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), Isabella Santos, que destacou alguns pontos importantes, como matriz curricular, o fluxo da oferta dos itinerários, a carga-horária, entre outros itens. “Essa oficina vai aprofundar o conhecimento dos gestores na articulação uniforme para a implementação do Novo Ensino Médio, a fim de que seja uma realidade em Sergipe a partir de 2022”, afirmou.
A oficina também contou com a participação da técnica do Semed, Fernanda Araújo. Durante a oficina, foi realizada também uma dinâmica de grupo para que os participantes pudessem entender melhor sobre a oferta da matriz curricular no Novo Ensino Médio.
A coordenadora Renata Sampaio, técnica da Diretoria Regional de Educação 1, também participou do encontro e disse ser de grande importância, já que na Regional dela três escolas são pilotos e já funcionam desde 2021 com o Novo Ensino Médio. “Estamos na vanguarda já que somos escolas-piloto, na linha de frente porque outras escolas passarão o que já passamos ao implementar o Novo Ensino Médio. Sendo assim, serviremos de referência”, destacou.
Mudanças
O Novo Ensino Médio traz como mudanças a oferta de 1.800 horas de formação geral básica, que são as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) obrigatórias para todas as escolas do Brasil, e, no mínimo, 1.200 horas de itinerários formativos, que são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho em que os estudantes poderão escolher se aprofundar.
De acordo com a coordenadora do Semed, Isabella Santos, o estudante vai poder escolher qual área de aprofundamento ele vai querer fazer a partir da 2ª série. “O estudante que tem mais afinidade com Ciências da Natureza e Matemática, por exemplo, vai cursar unidades curriculares do itinerário formativo dessa área. Mas essa escolha não é solta; ela é orientada e tem o apoio do projeto de vida”, explicou.
Itinerários formativos e Projeto de Vida
Outro diferencial do Novo Ensino Médio são os Itinerários Formativos, que aprofundam as aprendizagens essenciais da Formação Geral Básica nas áreas do conhecimento. Ao todo são cinco itinerários formativos, quatro dos quais são propedêuticos, que são as áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da natureza), e o itinerário da Educação Técnico-Profissional. As escolas-piloto poderão ofertar, no mínimo, dois itinerários formativos para que os estudantes possam ter possibilidade de escolha, o que não inviabiliza a unidade de ensino de ofertar mais.
Por meio deles, as escolas poderão aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às Áreas de Conhecimento e à Formação Técnica e Profissional; consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que eles realizem seus projetos de vida; promover a incorporação de valores universais; e desenvolver habilidades que permitam aos estudantes terem uma visão de mundo ampla e heterogênea. Já o Projeto de Vida é a competência geral 6 da BNCC e o centro do Novo Ensino Médio.