Nova plataforma de prevenção registra casos de violências em escolas estaduais de Santa Catarina

Sistema piloto

14.11.2017

O sistema piloto Nepre Online já está sendo utilizado em 27 unidades escolares do Estado

Com o objetivo de aperfeiçoar e facilitar o acompanhamento e a atuação do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências nas Escolas (Nepre), a Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina iniciou na segunda-feira, 13, a implantação do projeto piloto Nepre Online em 27 unidades estaduais de ensino.

A nova plataforma está incorporada ao SIGESC (Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina) e foi desenvolvida para implementar a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento as Violências na Escola. “A aplicação do sistema irá gerar dados referente aos acontecimentos no ambiente escolar, e o encaminhamento dado pelos profissionais à frente do ocorrido” enfatiza a coordenadora da Educação em Direitos Humanos e Diversidade da SED, Rosimari Koch Martins.

A partir da ferramenta será possível integrar o trabalho dos Núcleos com a escola, Gerências Regionais de Educação e SED, além atender a Lei Nº 13.185, sobre o programa de Combate à Intimidação, que institui a emissão de relatórios trimestrais sobre violências nas escolas. “A partir de 2018 os Nepres das escolas contarão com essa ferramenta para registrar os atendimentos, eliminando formulários físicos”, conta a coordenadora.

Os coordenadores do Nepres das Gereds participaram de uma formação em outubro sobre a plataforma. “Já podemos observar que efetivamente será um meio facilitador e de um acompanhamento mais próximo da Gered. Estamos ansiosos para poder contribuir com esse trabalho”, diz a diretora Nair de Souza, que atua há oito anos como gestora da EEB Francisco Altamir Vagner, de Rio do Sul.

Sobre a Política

Santa Catarina é o único Estado que tem uma Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola que, além de efetivar e orientar os Núcleos de Educação, Prevenção às Violências nas Escolas, serve como documento norteador ao enfrentamento de diferentes violências, como o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, preconceito, racismo, discriminação, homofobia, bullying, cyberbullying, depredação do patrimônio público, entre outros.

Saiba quais as escolas que terão o sistema Piloto

1.  EEB Francisco Altamir Wagner

2.  EEB Paulo Cordeiro

3.  EEB Engenheiro Annes Gualberto

4.  EEB Bruno Hoeltegebaum

5.  EEB Luiz Delfino

6.  EEB Adelaide Konder

7.  EEB Professora Maria Terezinha Garcia

8.  EEB Nereu Ramos

9.  EEB Alexandre Guilherme Figueredo

10.  EEB Maria Rita Flor

11.  EEB Anita Garibaldi

12.  EEB Presidente João Goulart

13.  EEB Tiradentes

14.  EEB Juracy Maria Brosig

15.  EEB Professora Alícia Bittencourt

16.  EEB Visconde de Cairú

17.  EEB Agar Alves Nunes

18.  EEB Prefeito Silvio Santos

19.  EEB Governador Celso Ramos

20.  EEB Jurema Cavalazzi

21.  EEB Aldo Câmara da Silva

22.  EEB Getúlio Vargas

23.  EEF Maria Clementina de Souza Lopes

24.  Instituto Estadual de Educação - Florianópolis

25.  EEB Felisberto de Carvalho

26.  EEB Inspetor Eurico Rauen

27.  EEB Professor Osni Paulino da Silva