Nova educação com mais tecnologia e com foco no elemento humano

Mato Grosso

18.05.2022

A participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) na Bett Brasil 2022, de 10 a 13 maio, no Transamerica Expo Center São Paulo, produziu resultados nos campos pedagógico, gestão educacional, tecnológico e, também na área do pensamento. “Um dos ganhos que tive, ao participar do evento, foi no contexto filosófico”, define Saulo Scariot, Diretor Regional de Educação (DRE) do Polo Tangará da Serra.

O evento teve como foco a utilização da inovação e da tecnologia para o fortalecimento da educação no país. Saulo Scariot esteve entre os milhares de educadores e gestores que foram em busca de novos saberes sobre Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade. “Tudo o que vi e ouvi agregou muito à minha carreira na Educação. Desde a minha inscrição no evento, estava instigado a também produzir reflexões”, disse.

Ele salienta que o avanço da tecnologia no cotidiano das escolas é um caminho sem volta, como já acontece em Mato Grosso na atual gestão. A disponibilidade de novos recursos como o Google for Education, Mais Inglês, Chromebook para estudantes, Sistema Estruturado de Ensino, entre outros adotados pela Seduc, é apontado pelo diretor como ferramentas que transformam o professor em mediador de informações e formador de cidadãos. ‘Deixamos de ser apenas um transmissor de conhecimento”.

“Se a pandemia agiu como acelerador de mudanças e de novos cenários, os novos recursos que já estão sendo usados pela Seduc na Rede Estadual de Ensino vem provocando mudanças na rotina da sala de aula”. Ele se refere à reinvenção na carreira do profissional da Educação. Ele alerta para a necessidade de se dominar os recursos tecnológicos e tornar possível a aquisição de conhecimento por meio da análise crítica.

“Além da empatia, criatividade e inovação, principalmente, que é obrigação de qualquer profissional, devemos praticar a escuta ativa”. Segundo ele, nesse universo tecnológico, é preciso dar atenção plena ao que é dito pela comunidade escolar. Nesse contexto, é importante ser compreensivo com as limitações e enxergar as particularidades de cada aluno. “A educação com tecnologia da forma acelerada como está, é um mundo novo para o aluno e também para o professor”, analisa.

Diante desse cenário, a Seduc também acelera o seu programa de qualificação que vai além do pedagógico e da gestão. Agora, há foco também na formação em Língua Inglesa e nas tecnologias digitais, por exemplo. “Apostar em novas ferramentas, metodologias e técnicas de ensino é primordial”, assegura o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. O secretário diz que a Seduc já trabalha criando espaço de construção de conhecimento e não apenas de transferência de saber.

“Ao participar da Bett Brasil 2022, enxerguei o novo. Mas também vi que a Seduc está no caminho por já ter se antecipado a muitas das tecnologias pedagógicas e de gestão que foram mostradas no evento. Vi o quanto faz diferença a inovação, flexibilidade e a multidisciplinaridade na educação. Mesmo diante de toda essa tecnologia, compreendi também que o ser humano ainda continua sendo o principal insumo da Educação, seja ele professor ou aluno”, finalizou Saulo Scariot.

Texto de Rui Matos.