Notícias da Educação
30.09.2025NOTA DE REPÚDIO
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) vem por meio desta expressar seu repúdio à matéria jornalística 'Nenhum estado brasileiro cumpre o piso nacional para professores temporários' publicada no jornal Folha de S. Paulo no dia 28 de setembro. A reportagem contém equívocos nos dados apresentados sobre a educação, o que pode gerar desinformação e prejudicar a compreensão da realidade educacional.
A análise apresentada pelo 'Movimento Pessoas à Frente', cujas entidades mantenedoras são a Fundação Lemann, Humanize e República.org, é uma pesquisa inverídica, realizada por amostragem, sem base científica, com leis isoladas e espaças, sem verificar os conjuntos normativos estaduais, com tempo pretérito de 2017 a 2023, com compilação de dados que não dialogam entre si e que não refletem a realidade de cada Estado da Federação.
O Consed defende a importância de todos os profissionais do magistério e ressalta que as contratações dos professores temporários obedecem a legislação de cada estado, com os direitos trabalhistas próprios. Além disso, o Consed lamenta o fato da publicação não ter realizado consulta direta às Secretarias de Estado da Educação para solicitar informações.
Acreditamos na importância do debate público de forma precisa, ética e responsável e estamos à disposição para colaborar com transparência, fornecendo dados precisos e atualizados, sempre defendendo uma educação pública de qualidade.
Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, CONSED