'Nos prepara para a sala de aula', conta educadora sobre curso voltado a novos servidores da Educação do Amapá

Amapá

02.02.2024

Com a proximidade do início do ano letivo na rede estadual de ensino, o Governo do Amapá segue com o curso de formação para os 545 novos servidores que estarão nas escolas a partir de 15 de fevereiro. Entre os profissionais, está a educadora Gleiciane Dantas, de 26 anos. A jovem, formada em geografia, considera a qualificação essencial para o início de uma nova etapa da vida profissional. 

“Como eu sou uma professora de primeira viagem, para mim está sendo de suma importância, porque eu estou tendo um norte que eu não teria se eu fosse diretamente para a sala de aula. Então, eu acredito que é um projeto de muita importância, principalmente para o professor iniciante”, afirmou Gleiciane. 

O treinamento inclui turmas de cuidadores, de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de professores de diferentes disciplinas e de pedagogos. É a primeira vez que o Governo do Estado realiza esse tipo de formação para novos trabalhadores do setor educacional. 

O gerente de formação continuada da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Jair Borges, destaca o compromisso do estado em reforçar a capacitação dos profissionais. Ele explicou que a formação abrange uma carga horária variada, com destaque para os cuidadores, que terão 80 horas de treinamento. 

“A iniciativa demonstra um compromisso sólido com a qualidade da educação e a preparação adequada dos profissionais que moldarão o futuro educacional no Amapá”, expressou Borges. 

A formação para intérpretes de Libras, pedagogos e professores acontece até sexta-feira, 2. Já para os cuidadores as aulas seguem até o dia 8 de fevereiro. Todo o curso de formação é desenvolvido na Escola Estadual de Tempo Integral Tiradentes.

Formação

O curso envolve 17 disciplinas. Entre elas, estão Primeiros Socorros e Cuidados Básicos, Desenvolvimento de Habilidades Socioeducacionais,  Educação de Jovens e Adultos e Inclusão dos Povos do Campo, das Águas e da Florestas.

Os novos servidores também aprofundam os conhecimentos sobre temas como diversidade de gênero, relações humanas e ética e cidadania.