Roraima
08.04.2022O município de Normandia realizou nos dias 6 e 7, o I Encontro Formativo para a implementação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) no interior. A ação reuniu professores das redes estadual e municipal, representantes da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Consed (Conselho Nacional da Educação).
O encontro teve como objetivo, capacitar professores da Educação Básica para a atuação pedagógica no planejamento e avaliação seguindo o Documento Curricular de Roraima para o Ensino Fundamental, visando a ampliação dos conhecimentos profissionais, aperfeiçoamento da prática docente e o engajamento profissional, com foco no ensino e na aprendizagem.
“O evento contou com a participação dos redatores do DCRR e professores formadores, onde o viés foi a discussão do currículo, seus objetivos de aprendizagem, suas habilidades, principalmente nesse momento das aulas presenciais, tendo em vista os resultados das avaliações diagnósticas pós-pandemia”, disse Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto e vice-presidente do Consed na Região Norte.
A ação contou com participação de mais de 400 professores que atuam na rede municipal do 1º ao 5º ano, e na rede estadual do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Entre as pautas discutidas estão a apresentação do Documento Curricular, o 'Desenvolvimento na Formação dos Sujeitos', a 'Progressão das Aprendizagens' e a 'Transição entre as Etapas'.
Também foram apresentadas as competências gerais de cada área específica dos componentes curriculares.
Simone Batista, coordenadora estadual do BNCC, explicou que o DCRR foi construído em regime de colaboração entre Seed (CONSED) e Undime, seguindo as 10 competências propostas na BNCC, estabelecidas pela lei Nº13.415/2017. Disse também que esse documento curricular irá padronizar o ensino nas escolas de todo Estado, possibilitando uma transitividade dos alunos entre escolas sem perca na aprendizagem.
“Estamos trabalhando com professores do Estado e do município, em regime de colaboração, então, vale lembrar que este documento, é um elo integrador também do processo educacional em Roraima”, finalizou a coordenadora.
Por: Gabriel Cavalcante
Fotografia: ASCOM/SEED/RR