Paraíba
10.12.2025
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Daltro, do município de Taperoá, no Sertão do Cariri, promoveu nesta terça-feira (09), a VI Gincana Estudantil com o tema “Nordeste Originário: uma Imersão Interdisciplinar na Ancestralidade para um Futuro Climático Sustentável”. O objetivo é conscientizar os estudantes e a comunidade na reutilização de materiais recicláveis e a importância de preservar o meio ambiente, aprendendo de forma lúdica, por meio das competições da gincana.
Durante a semana, os estudantes desenvolveram diversas provas antecipadas da gincana, entre elas teve a confecção das faixas com slogan para identificação de cada equipe e o grito de guerra para impressionar os jurados. Também foram criadas contas em uma rede social, produção de vídeos de promoção das atividades de cada equipe e a criação de um look (roupa completa) com materiais recicláveis, que foram mostradas durante o desfile na culminância do evento.
Foi abordada ainda a temática indígena, e nesta prova, cada equipe pesquisou sobre os padrões de pintura corporal, significados e símbolos utilizados pelos indígenas e que sua equipe representa, além de criar um desenho que representasse tal etnia. Outra prova foi a criação de encenação e cada equipe ficou com a música escolhida, por meio de sorteio para apresentar também durante a culminância.
Outra prova realizada por cada equipe foi a arrecadação de alimentos para montagem de uma cesta básica para serem doadas a pessoas carentes do município de Taperoá. E ainda contou com mais três provas surpresas.
A gestora da escola, Eliene Barreto, destacou que a Gincana é realizada todos os anos buscando a união, o aprendizado e acima de tudo o respeito mútuo. “A escola vem desenvolvendo outros projetos trabalhando meio ambiente e sustentabilidade, como: uma horta orgânica de hortaliças, árvores frutíferas e também sombreiros na escola sempre com objetivo de mostrar para a comunidade escolar que é possível vivermos em um ambiente saudável e sustentável”, disse.