Notícias da Educação
03.05.2024Em meio a um cenário de debates e trocas de experiências, o Seminário Internacional de Gestão da Aprendizagem, realizado em Madri (Espanha), chega ao seu último dia com os secretários de Educação dedicando tempo para uma avaliação crítica do evento. Sob o tema central da promoção de práticas inovadoras e desenvolvimento acadêmico, gestores educacionais do MEC, de estados e municípios do Brasil mergulharam em discussões para aprimorar o sistema educacional do país.
O seminário foi fruto do acordo de cooperação entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Universidad Internacional de la Rioja (UNIR). O objetivo foi promover uma troca de experiências internacionais e buscar soluções inovadoras de forma conjunta.
Em Madri, os gestores puderam ouvir, entre outros, os especialistas David Plank e Eric Bettinger, do Centro Lemann de Formação. Eles abordaram uma série de questões cruciais para o desempenho escolar, desde a capacidade e motivação dentro das instituições de ensino até as perdas causadas pela pandemia de Covid-19. Também foram trabalhados temas como valorização e formação de professores, liderança escolar e falhas no sistema de avaliação.
Além de palestras e painéis, os participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas visitando instituições educacionais em Madri, como as escolas San Isidro e San Mateo. Essas visitas proporcionaram reflexões sobre as práticas locais e inspiraram novas ideias para a realidade brasileira.