Sergipe mantém a posição de Estado que mais teve presença no Enem no segundo dia de prova

Sergipe

21.11.2022

Os alunos da rede estadual de ensino que participaram do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo, 20, estavam bastante confiantes. O otimismo é fruto de todo um ano de preparação que eles tiveram nas unidades de ensino e também nos polos do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. A Seduc, mais uma vez, promoveu o tradicional acolhimento aos estudantes, em diversos pontos de aplicação de provas na capital e no interior. Servidores da Secretaria distribuíram canetas, água mineral, chocolate e uma palavra de incentivo para tranquilizar os candidatos. Os alunos compareceram em massa à prova e Sergipe manteve a posição do Estado que mais presença teve na prova presencial, com 72,8 % de presença.

O secretário de Estado, da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, acompanhou o acolhimento aos alunos e lembrou, mais uma vez, que Sergipe foi destaque nacional por ter sido o estado com o maior percentual de presença na versão impressa do país, no primeiro dia de provas, com uma taxa de participação de 76,2%, superior à média nacional, que foi de 73,3%. Ao todo, foram 57.369 sergipanos inscritos no exame, 43.702 dos quais compareceram à aplicação no dia 13 de novembro, dia de realização das primeiras  provas.

“A professora Cláudia Costin, uma das maiores estudiosas da educação básica brasileira, mencionou o nosso estado pelo fato de este ter tido a maior frequência no Enem. Chamou a atenção de que frequentar não significa resultado, porém é o primeiro passo, e isso significa engajamento e comprometimento dos nossos estudantes com a educação. Estamos muito felizes com esse momento e aguardamos os resultados”, declarou o professor Josué Modesto.

Tranquilidade

O segundo dia de provas foi com questões de Matemática e de Ciências das Naturezas, consideradas por muitos as mais difíceis. Apesar disso, diversos estudantes estavam bem tranquilos. Foi o caso de Pedro José dos Santos Neto, aluno do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que pretende cursar Astrofísica. “Esse dia determina o rumo da minha vida daqui para a frente. O curso que quero fazer só tem em dois locais do Brasil, então basicamente minha única porta de entrada é essa prova do Enem. O Atheneu nos preparou muito bem, mesmo porque na época da pandemia tivemos bastantes problemas, mas a escola conseguiu recuperar uma parte significativa do que a gente havia perdido”, disse.

A jovem Eliza Antônia, aluna do Centro de Excelência Professor João Costa, vai tentar o curso de História. “Acredito que dá para passar. Tivemos durante toda a semana revisões intensivas com os professores da escola e com professores convidados. Penso que será uma prova bem tranquila, e estou bastante confiante”, afirmou. Já Lívia Maria Santos Silva, aluna do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, quer o curso de Fisioterapia. “O primeiro dia de provas eu achei bem tranquilo, gostei bastante da redação, e estou bem preparada para hoje. Nesses últimos dias os professores nos deram aulões sobre esses conteúdos, e isso nos ajudou muito”, declarou.

O professor André Calderaro foi um dos que estiveram nos locais de acolhimento aos alunos. “Hoje é o dia de matemática, dia de ter tranquilidade na hora da prova. O ano todo o Curso Pré-Universitário deu um bom suporte aos alunos, tanto nos polos, como também nos aulões, nas revisões. Foram ocasiões em que fomos lapidando esses alunos até chegarem a esse momento agora, para coroar esse processo”, disse.