Mato Grosso do Sul
22.04.2025A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em período integral, em Corumbá, para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizou mudança definitiva para o prédio da Dom Aquino, pós-reforma, proporcionada pelo Governo de Mato Grosso do Sul. O primeiro dia de aula contou com acolhimento especial de estudantes e ex-alunos JGP, em companhia de pais, professores e funcionários administrativos da instituição.
A diretora Érica Oliveira ressaltou a importância do momento para a comunidade escolar, “nós estávamos passando por inúmeras dificuldades entre os anos de 2020 e 2023, porque a escola JGP é muito grande e antiga, ela e toda sua comunidade necessitavam desse olhar atento do Governo do Estado. A entrega do prédio 100% reformado com certeza vai refletir positivamente em todos os aspectos, principalmente na aprendizagem dos alunos, porque eles terão mais conforto, um ambiente mais seguro, com ar-condicionado, com estrutura. É um ganho para todos os nossos servidores, administrativos e pedagógicos, que trabalharão num ambiente de qualidade, estruturado e com conforto”.
A diretora adjunta, Camila Cavalcante, fez questão de reforçar que o momento celebra a data de aniversário do prédio JGP, que completou, em 06 de abril, 55 anos de funcionamento. “Foi uma das primeiras escolas de Corumbá a oferecer centro de formação profissional e continua até hoje nessa linha de atuação, pois ofertamos dois Itinerários de forme nome, o Jurídico e o de Informática, ambos que inserem grande parte de seus estudantes em universidades, públicas e privadas. A Escola JGP é uma instituição que há 55 anos contribui com a formação profissional na fronteira Brasil-Bolívia”.
Obra
Foram investidos R$ 11 milhões na reforma geral e ampliação da unidade escolar com obras de acessibilidade, adequação da edificação às normas de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, substituição de cobertura, reforma de esquadrilhas metálicas, instalações elétricas, revestimentos de pisos, paredes e forros, pintura interna e externa, readequação das instalações hidrossanitárias e de escoamento de águas pluviais.
A revitalização durou aproximadamente um ano e seis meses, modernizando as instalações para melhor atender alunos, professores e funcionários. Durante o período de obras, a escola funcionou provisoriamente no prédio da Escola Assembleia de Deus, com entrada pela rua Joaquim Murtinho. A direção informou que não há mais vagas para o ano letivo de 2025, mas para o ano que vem, o número de vagas deve aumentar. A escola atende 350 alunos nas turmas: fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e ensino médio (1º, 2º e 3º).
Confira as fotos do 1º dia de Acolhimento JGP: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=61550657879189&set=a.122242780268021929
Adersino Junior, SED
Fotos: Professor José Luis