Pará
10.05.2022A produção de atividades pedagógicas diferenciadas e inovadoras têm sido cada vez mais frequente nos espaços de aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Tudo isso tem gerado bons resultados e prova disso é que alunos de duas escolas da rede pública estadual, em Belém e Santarém, foram selecionados para a etapa final da III Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC).
O evento, além de facilitar o acesso a oportunidades aos estudantes da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens pesquisadores e o impacto dos seus projetos. Durante a programação, serão ministradas palestras, workshops e uma maratona de inovação, e os participantes poderão concorrer a vários prêmios e credenciais para encontros científicos no Brasil e exterior.
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc
Vale lembrar que dois grupos finalistas fazem parte da Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém, e o terceiro é composto por alunos da Escola Estadual Antônia Figueira, em Santarém. A última etapa da competição científica será realizada entre os dias 23 e 26 de junho, e todas as atividades ocorrerão de maneira não presencial, por meio dos canais de divulgação do evento e pelas plataformas específicas a serem informadas previamente aos participantes.
De acordo com a professora da rede pública estadual e Drª. em Biodiversidade e Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ivanete Palheta, devido a importância de novos estudos sobre a região amazônica, surgiu a ideia de criar na Escola Estadual Dom Pedro II, um grupo de pesquisa direcionado à iniciação científica na Educação Básica.
“O grupo foi criado em 2021, durante o retorno às aulas presenciais, sendo composto por dez alunos do Ensino Médio, os quais vêm desenvolvendo estudos em cinco diferentes áreas. Todas essas pesquisas foram apresentadas em nossa ‘1ª Amostra de Iniciação Científica’, que ocorreu em fevereiro deste ano, e hoje, nós temos a grata felicidade de ter dois dos nossos estudos na FBJC. Graças ao projeto, conseguimos excelentes resultados nas disciplinas escolares, engajamento dos alunos, e é perceptível o protagonismo deles na iniciação à pesquisa. Tudo isso é muito importante para o processo de alfabetização, letramento e aprendizagem científica”, afirmou a especialista.
Uma das jovens pesquisadoras, Giuliana Maciel, 15 anos, conta que o resultado alcançado tem sido muito gratificante depois de meses de análises, elaboração de gráficos e o aprofundamento nos estudos sobre tudo o que foi produzido. “Saber que todo meu esforço não foi em vão, foi algo que me deixou bastante feliz. Não são todas as escolas que apoiam projetos desse tipo e incentivam os alunos de tal maneira, como aqui na Escola Estadual Dom Pedro II”, destacou a estudante.
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc
PROJETOS FINALISTAS
Desta vez, o estado do Pará será representado por quatro grupos de alunos, sendo que desse total, três fazem parte da rede pública estadual de ensino. A seguir, confira a escola e o município de origem desses estudantes, além do título e os nomes dos respectivos autores das pesquisas científicas:
Escola Estadual Dom Pedro II
Projeto 1: ETNOCONHECIMENTO COMO PONTO DE ANCORAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
Autores: Giuliana Silva Maciel, Laura Letícia Pinheiro Peniche Sá e IVANETE CARDOSO PALHETA (orientador).
Projeto 2: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA DOM PEDRO II.
Autores: João Gabriel Lima Pinheiro, Adriene Moniky Cordovil Correa e IVANETE CARDOSO PALHETA (orientador).
Escola Estadual Antônia Figueira - Santarém / PA
Projeto: EMPREENDEDORISMO E A MATEMÁTICA NA FABRICAÇÃO E VENDA DE SABÃO EM BARRA POR MULHERES NATIVAS DA REGIÃO DO LAGO GRANDE SANTARÉM - PARÁ.
Autores: Domingas da Silva Pereira, TAYNA NADJANARA RODRIGUES DE AGUIAR (orientador), Débora Emily Guimarães Godinho e SEBASTIÃO FELIPE NASCIMENTO SOARES (coorientador).
AVALIAÇÃO
Os projetos finalistas serão avaliados com base no vídeo de apresentação, resumo e resumo expandido que foram submetidos previamente, conforme os seguintes critérios: Apresentação, Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões, Produto, Escrita e Aspectos do Projeto. Todos os projetos finalistas concorrem às premiações destinadas aos projetos científicos e receberão certificados atestando a conquista.
Para mais informações sobre os prêmios oferecidos, basta acessar o regulamento da FBJC 2022, aqui.
Por Vinícius Leal (SEDUC)