Estudantes do ensino fundamental vivenciam práticas de programação e pensamento computacional

Piaui

21.06.2022

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano, e nas escolas da rede pública estadual não é diferente. Na unidade Escolar Letícia Macêdo, localizada na cidade de Anísio de Abreu, município a750 km da capital, os estudantes do Ensino Fundamental vivenciam práticas inovadoras em sala de aula. 

Dentro da disciplina de matemática, os alunos do 6° e 7° ano têm aulas de programação e pensamento computacional, o objetivo dessa interdisciplinaridade é fazer com que o aluno aprenda a resolver problemas a partir da análise e busca de alternativas, reconhecimento de erros e novas tomadas de decisões. 

“Através da construção de animações, por meio do programa  Scratch (Jr) e construções de rotas em tabuleiro, o aluno percebe que é preciso organizar os comandos certos, numa sequência adequada para que o objetivo seja alcançado. Também percebe-se que em muitos casos há mais de uma solução e que sempre é possível refazer o processo, tomar novas decisões, aprimorar e modificar comandos/atitudes”, explicou Cíntia Soares, professora de matemática e tutora da iniciativa. 

Para a realização do projeto escolar, os estudantes utilizam os tablets doados pelo Governo do Estado.  

Novos investimentos em tecnologia 

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início a reforma e ampliação da Unidade Escolar Letícia Macêdo.

Com investimento na ordem de R$ 1.999.362,00, a escola passará a ter laboratório de matemática, física e química, além da sala de mediação tecnológica e laboratório de informática.  

“Os novos espaços darão maiores condições de aprendizados aos nossos estudantes e práticas relacionadas às novas tecnologias.” concluiu Gleidson Oliveira, diretor da escola.