Pernambuco
22.07.2019Estudantes da Rede Estadual participaram neste domingo (21), da 29º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Na ocasião, os jovens apresentaram danças e ritmos culturais no Polo Cultural Ariano Suassuna. Os estudantes se apresentam no espaço desde 2012 onde tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas aprendidas em sala de aula. As escolas da Rede Estadual estão com apresentações todos os dias do FIG, sempre às 10h.
A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Fernandes da SIlva levou ao palco a apresentação “Raiz da Cultura Pernambucana”, que tem como objetivo mostrar danças regionais, como xaxado, caboclinho, maculelê, frevo e ciranda. Já a Escola Estadual São Cristóvão, apresentou o show “Mistura Cultural Dance” que envolve músicas internacionais e regionais, como o forró.
A estudante Gabriela Salgado, 16 anos, da Escola Estadual Henrique Dias, se apresentou com a “Banda Pé de Serra” formada por estudantes da sua escola. Na oportunidade, a jovem cantou músicas do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, “La Belle De Jour” e “Morena Tropicana”, e levantou o astral do público. “Foi maravilhoso se apresentar aqui no FIG. A gente nunca imagina que as coisas vão acontecer tão rápido”, expressou a jovem, que recebeu o convite esta semana.
Em setembro, Gabriela viaja para Toronto, no Canadá, onde vai participar do Programa Ganhe o Mundo Musical. “A escola sempre me convida para participar de eventos e os professores me incentivam bastante. Tudo isso que eu estou vivendo é bom porque vai dar mais visibilidade ao meu trabalho. E estudar fora vai me ajudar a melhorar minhas habilidades musicais”, finalizou.
“A gente tem um projeto para mostrar que a leitura, a interpretação de texto e a arte, fluindo nesse ensino, mostra para o estudante que ele pode ser protagonista e ao mesmo tempo se sentir motivado para estar na escola melhorando a proficiência”, comentou a técnica de ensino e formadora da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, Sonia Lima.
“Sempre houve esse incentivo de trazer as escolas e acreditar no potencial dos estudantes. Nós fomentamos a arte dentro da leitura, proficiência e escrita e o estudante tem a oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas neste festival e conseguir se motivar” completou
No segundo momento do dia, na Praça da Palavras, os estudantes se reuniram para embarcar no mundo literário. O espaço, reservado para contações de histórias, debates, lançamento de livro e apresentações teatrais, recebeu o saxofonista José Victor de Araújo, da EREM Narciso Correia. Durante sua performance, foram executadas músicas nacionais e internacionais de artistas consagrados, como Roberto Carlos e Mariah Carey. A estudante Samara de Morais, da EREM Jerônimo Gueiros, aproveitou a ocasião para declamar poesias.
A Escola Estadual Profª Elisa Coelho levou estudantes para apresentar uma releitura do livro “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. De acordo com a estudante Maryah Matias, a mensagem que a peça quis passar foi de uma mulher forte, que consiga sair de um relacionamento abusivo e dar voz às mulheres. “Fazer essa apresentação no FIG é gratificante porque mostra o tamanho do meu trabalho, do meu esforço e de toda equipe, além de poder usar este espaço para passar a mensagem de uma mulher forte e decidida que consegue lidar com situações frustrantes”, relatou.