No distrito de Girassol, em Cocalzinho de Goiás, Governo de Goiás inaugura colégio padrão século 21 com investimento de R$ 3,6 milhões

Goiás

30.06.2022

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (29/06), em Cocalzinho de Goiás, o Colégio Estadual Waldir de Resende, localizado no povoado de Girassol. A obra estava paralisada desde 2014 e foi retomada em maio do ano passado pela atual gestão, com apenas 30% do projeto concluído. Treze meses depois, é entregue à comunidade local. 

“Quanta emoção vivida aqui hoje. Vimos o quanto as pessoas se emocionaram ao falar dessa obra. É algo que mostra como ela é importante e significativa para o município. E hoje, um ano depois que nós assumimos a obra do colégio, depois de toda a papelada resolvida, nós entregamos à população da nossa querida Girassol”, disse o governador.

O valor total investido para a finalização da obra foi de R$ 3,69 milhões. A nova unidade escolar tem área total de 8.048,64 m² e capacidade de atendimento para até 1.260 estudantes, nos três turnos. “Temos um governador que tem palavra, compromisso, que sabe da importância de um prédio escolar”, afirmou a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

O prédio foi construído no modelo arquitetônico conhecido como padrão século 21. São 12 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios (ciências e informática), um bloco administrativo, sala dos professores, auditório, cozinha, pátio coberto e com refeitório, quadra poliesportiva coberta, banheiros, vestiários, sala para o grêmio estudantil, estacionamento interno e ampla área de convivência. “Vocês vão ver alunos de escolas particulares se mudando para as públicas de Goiás, que serão as melhores”, observou o governador. 

Prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos relembrou que em 2013 o município conseguiu a obra e, em 2015, ela foi paralisada. “O governador Ronaldo Caiado fez um compromisso conosco, de que entregava o colégio. No dia 16 de fevereiro do ano passado veio a ordem de serviço, as obras começaram em junho e, hoje, estamos aqui entregando”, destacou. 

Sede provisória

Até a finalização das obras do colégio, os alunos foram atendidos em 11 salas modulares instaladas na quadra de esportes da Escola Municipal Maria do Carmo Guirra, espaço que havia sido cedido pela prefeitura de Cocalzinho. 

No local, estavam sendo atendidos, de forma provisória, 1.068  alunos, distribuídos em turmas de 6°, 7° e 8º anos do ensino fundamental, das três séries do ensino médio e do 6° período do Novo Ensino Médio (NEM). 

A estudante Clarissa da Silva representou os alunos e falou em agradecimento à entrega da obra. “Oportunidade única para termos uma educação de excelência em nosso município. Essa obra vai mudar a vida desta geração e das outras que virão, pois o ensino é a base fundamental para o nosso país”, afirmou.
 
Em nome dos pais de alunos, Marcelo Santos destacou o compromisso do governador Ronaldo Caiado em retomar a obra e a entregar em tão pouco tempo. “É algo maravilhoso que o governador realizou também para os pais aqui de Girassol. É grandioso para nós vermos aqui a qualidade da escola onde nossos filhos estão estudando”, disse ele.
 
A professora Graziella Leane detalhou a história da obra. Ela é uma das pioneiras e acompanhou todas as etapas. “Tivemos momentos muito difíceis, já demos aula a céu aberto, na quadra de esportes. Hoje, temos a escola prometida, e firmamos aqui o compromisso de manter a qualidade do ensino de nosso Estado, que é o melhor de todos.”

Participaram da inauguração o deputado federal Delegado Waldir; o deputado estadual Amilton Filho; o prefeito de Abadiânia, Zé Diniz; a primeira-dama de Cocalzinho de Goiás, Renata Mendes; vereadores, ex-prefeitos e outras autoridades. 

Fotos Hegon Corrêa 

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás