Acre
23.04.2025No dia em que se comemora o dia mundial do livro escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão do Livro Escolar (DLE), contempla ações em todas as escolas, tanto rurais quanto urbanas, com a distribuição de livros didáticos aos estudantes.
Ao todo, são 314 escolas do ensino fundamental, anos iniciais, contempladas com a distribuição de livros. Além disso, são mais 386 escolas do ensino fundamental, anos finais e mais 91 escolas do ensino médio.
De acordo com a chefe da divisão do livro didático, professora Carmem Braga, esse ano se terá uma nova escolha de materiais voltados para o ensino, cujas escolhas estão previstas para o mês de agosto. Os livros são escolhidos dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
“Esse ano já era ter um novo material do ensino médio, mas o PNLD de 2021 foi prorrogado para que continuasse atendendo todas as escolas até o final do ano, já que em agosto teremos a escolha de material novo”, explicou a professora.
Ela ressaltou ainda que cabe à Secretaria de Educação o gerenciamento das ações relacionadas à escolha do livro, ao remanejamento, a distribuição, a solicitação de reserva técnica, a conservação, bem como a devolução e o desfazimento dos livros.
“Para as escolas da zona rural, por exemplo, esse material sai diretamente das editoras que são contratadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) a a partir dos editais para a elaboração desses livros didáticos e também dos livros literários”, disse.
O dia mundial do livro foi escolhido pela Unesco para incentivar a leitura e homenagear os autores. “Trata-se, na verdade, de um tributo a escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que faleceram exatamente no dia 23 de abril”, destacou.