No Dia do Professor, colégio estadual de Sergipe visita professores e entrega lembrancinhas

Sergipe

15.10.2020

A frase “Quem compartilha conhecimento merece parabéns todos os dias” estampa uma faixa como forma de homenagear os professores do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, e todos os professores da rede pública de ensino da diretoria regional à qual essa unidade de ensino é circunscrita. Essa foi a forma encontrada pela equipe diretiva da unidade escolar do Agreste Sergipano, que visitou nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, todos os professores do colégio. Mesmo que sem aulas presenciais, a equipe entregou uma lembrancinha surpresa a cada um deles e fez visita também à sede da Diretoria Regional de Educação 3, coordenada pela professora Daniela Santana. 

“Fizemos uma ação para homenagear nossos professores. Fomos com uma faixa personalizada visitar cada um de forma surpreendente. Entregamos a lembrança e tiramos fotos”, explica o diretor da unidade, Plácido Brandão, ao afirmar que o intuito da ação é valorizar cada profissional, principalmente no momento em que as unidades escolares estão sem o contato presencial. “Mostramos que sentimos saudades deles e que são importantes, acima de tudo como pessoas e também como profissionais”, avalia.

A cada visita, os professores demonstravam a gratidão em gestos, olhares e palavras de agradecimento. “Fiquei superfeliz com a surpresa realizada pela equipe gestora de minha escola. Temos um ótimo laço de relacionamento e não é por acaso, pois atitudes positivas como essas são sempre presentes. Ainda que ser professor seja um desafio permanente e de lutas por melhores condições de trabalho, estar na escola permite viver experiências alegradoras como essa surpresa”, disse o professor Leonardo dos Santos.

Para a professora Genailde da Costa Dantas de Almeida, o dia 15 de outubro se resume a uma palavra: gratidão. “É o termo que utilizo para dizer o que senti ao ver aquela faixa em homenagem ao dia do professor em minha porta. Não esperava, pois o momento é de distanciamento social, mas a equipe diretiva do Nestor Carvalho não mediu esforços e saiu de porta em porta mostrando o respeito, carinho e admiração que tem pelos professores. Pude sentir, depois de ver outras imagens, as emoções dos colegas de profissão ao serem também homenageados”, afirmou.

Lindiane Nascimento Almeida, também professora do colégio que recebeu a visita, ficou emocionada. “As demonstrações de afeto e carinho nesse momento tão delicado servem para aquecer os nossos corações e nos preparar para voltarmos ainda mais entusiasmados quando tudo isso passar”, disse.

A diretora da DRE3, Daniela Santana, destaca que ações como essa espalha pensamento positivo, esperança e solidariedade. 

Outras escolas da rede estadual também fizeram ações para lembrar o dia 15 de outubro. O Atheneu Sergipense fez homenagens em suas redes sociais. “O professor é um agente das políticas públicas do estado; é quem garante o direito do aprender. Estimula os estudantes a acreditarem nos seus sonhos; faz com que o aluno veja que é capaz. É um profissional extremamente plural, porque consegue fazer a parte burocrática do Ensinar, mas transforma o que está no papel em algo com significado que faz com que todas as profissões aconteçam”, homenageou Daniel Lemos, diretor do Atheneu Sergipense. 

Firmeza e dignidade

O secretário Josué Modesto lembrou a data em vídeo publicado nas redes sociais da Seduc, lembrando que “A humanidade no que tem de firmeza e dignidade deve muito aos professores”. 

Segundo o secretário Modesto, cabe aos professores a nobre função de alfabetizar, ensinar ciências, artes, conhecimentos e saberes, mas também educar para a convivência, o respeito as diferenças; estabelecer o convívio e o respeito ao próximo; construir a escola pública referenciada e competente, cotidianamente. 

“Ser professor, ser professora, é estabelecer um compromisso consigo e com a humanidade do presente e do futuro. É ter e assumir a generosidade de poder disseminar conhecimentos que farão diferenças nas vidas dos estudantes e da sociedade”.

“Ser professor, ser professora, é honrar o legado humanístico que devemos, profissionalmente, abraçar como missão cotidiana: a de libertar a sociedade da ignorância, por meio do domínio das ciências, das artes e desenvolver o espírito republicano e democrático, tão necessário a uma sociedade justa”.

E finaliza Josué Modesto: “Nesse momento tão difícil para a humanidade, mas também de muita esperança, saibamos nos valorizar, respeitar e não abrir mão de sermos referência de aprendizagem, responsabilidade, ensinamentos e dedicação. Um Feliz Dia dos professores para todos e todas!”.