Gestores compartilham histórias e aprendizagens no Dia do Diretor Escolar

Tocantins

12.11.2023

No dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Diretor Escolar, como forma de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis por transformar a escola num ambiente democrático, participativo e manter a interação e motivação entre os indivíduos que atuam na escola. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) compartilha histórias e aprendizagens destes profissionais imprescindíveis para a Educação.

Em Paraíso do Tocantins, Ana Maria Vieira Fernandes, do Colégio Estadual Idalina de Paula, desde o dia 21 de março de 2019, se destaca pela forma de conduzir os seus trabalhos. Ela atua na gestão escolar há 27 anos, e já como gestora na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Trajano Coelho Neto. 

Ana Maria nasceu na cidade Pires do Rio, em Goiás, escolheu a área da educação pelos encantos de compartilhar saberes com crianças e adolescentes e ajudar na formação das pessoas. E como gestora escolar, ela destaca suas aprendizagens. “Exercendo essa profissão, desenvolvemos algumas habilidades, como lidar com situações inesperadas, saber diferenciar e priorizar as ações que são de urgência e aprender a escutar”, frisou.

Para a escola dar certo e alcançar bons resultados, Ana Maria tem os seus segredos, como priorizar a organização, valorizar os bons profissionais e manter a sua equipe engajada e satisfeita. Outra preocupação é cuidar da infraestrutura, buscar recursos materiais, ter um zelo e cuidado com os orçamentos, sempre priorizando o planejamento para evitar gastos desnecessários. A diretora faz questão de manter a gestão de qualidade em todos os setores, seja no administrativo, pedagógico ou financeiro. “Fazer uma boa gestão é necessário liderança, método e conhecimento”, revelou.

A Escola Idalina de Paula conta atualmente com 534 estudantes, 31 servidores e 30 professores, conta com uma extensão em Chapada de Areia e oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as pessoas privadas de liberdade na Casa de Prisão Provisória (CPP), de Paraíso do Tocantins. 

A assessora Pedagógica da Educação da Superintendência Regional de Educação de Paraíso do Tocantins, Idelneides Ribeiro de Araújo Conceição, acompanha o trabalho da gestora Ana Maria. “Quando entramos na escola, já percebemos o diferencial, pela organização e pelo capricho com as coisas. Ressalto que os documentos com dados e informações da escola estão todos organizados. A gestora acompanha os projetos desenvolvidos pelos professores e busca recursos necessários. Interessante também é a habilidade que ela tem na condução das tarefas diárias”, completou a educadora.

Santa Maria 

Em Santa Maria, a diretora Dilma Jossyane Reis de Alencar Gomes, da Escola Estadual de Tempo Integral de Santa Maria, conquistou espaço e sucesso na forma de administrar os assuntos da escola. Dilma nasceu em São Luís, no Maranhão, está há 22 anos na educação e atua há sete anos na gestão escolar. 

Dilma optou pela área da educação, devido aos seus desafios, as possibilidades de ação. “Escolhi a educação porque é uma área que não te limita, todos os dias é uma aventura e um desafio. Eu acredito na educação, pelos resultados e pela transformação que ela pode promover”, contou.

Sobre as aprendizagens com a gestão escolar, Dilma ressaltou a capacidade de liderança. “Desenvolvemos habilidades de inspirar equipes em direção aos objetivos educacionais e aprender a ser estratégico e flexível”.

A assessora pedagógica da Superintendência Regional de Educação de Pedro Afonso, a educadora Ermione Texeira Batista, destacou o trabalho da diretora Dilma. “Ela é uma gestora muito proativa e busca sempre se capacitar para o exercício da função. Suas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar são de grande relevância, pois esse processo é mediado pela gestão de forma participativa envolvendo a equipe pedagógica, estudantes e pais”, comentou. 

A diretora Dilma se destaca na constante aplicação de processos de escuta com todos os membros da escola, nas reuniões de alinhamento com a equipe, pais e estudantes. Ela ainda é referência no planejamento e avaliação das ações realizadas e na divulgação dos resultados e metas projetadas com a comunidade escolar.

A escola conta com 367 estudantes e oferta as modalidades de ensino fundamental e médio. 

Processo Seletivo para diretor escolar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, está realizando o processo seletivo para Função Pública de Diretor de Unidade Escolar. Cerca de 700 candidatos se inscreveram para a prova do certame, que foi aplicada no dia 22 de outubro, nas cidades sede das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs). 

Os aprovados em todas as fases do concurso tomarão posse em janeiro de 2024, para exercer o cargo de gestor escolar por até três anos, e passarão por uma formação ofertada pela Seduc e pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O resultado, o edital completo do processo seletivo e demais informações do certame estão disponíveis nos sites da Seduc e Unitins..

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins