Rede estadual de ensino de Roraima possui 371 instituições

Roraima

15.03.2024

Na última sexta-feira, 15, foi comemorado o Dia Nacional da Escola. É celebrado não apenas prédios educacionais, mas sim o coração da educação, em que valores são transmitidos de geração em geração e onde o futuro de Roraima é moldado.

Com 371 escolas na rede estadual de ensino, segundo dados do Censo Escolar 2023, o Estado oferece a educação em um ambiente onde o respeito, a colaboração e a tolerância são cultivadas, preparando cidadãos conscientes e ativos.

“O Governo de Roraima investe nas escolas, pois este espaço de aprendizado é muito importante para desenvolver em cada aluno, conhecimentos teóricos e práticos”, disse a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Piuco.

Dentro das instituições estaduais, 81 escolas estão localizadas nas sedes dos municípios, 30 atendem áreas rurais, 9 estão em assentamentos e 251 estão em comunidades indígenas, abrangendo um total de 77,6, mil estudantes desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O compromisso do Governo de Roraima com a educação é evidente através dos seus investimentos. Durante a gestão do Governador Antonio Denarium, já foram reinauguradas 50 escolas, enquanto outras 50 estão em processo de reforma e revitalização.

Além disso, outras 54 escolas receberam ordens de serviço para início das obras, demonstrando um compromisso em oferecer espaços de aprendizado adequados para as gerações presentes e futuras.

A Escola Estadual 1º de Maio, localizada na vila do Equador, em Rorainópolis, passou por uma grande reforma no último ano. Com as obras próximas do fim, faltando detalhes da Quadra Poliesportiva e da área de convivência, a gestora sente emoção ao falar da escola e como ela transforma a vida dos alunos da região.

“A nossa escola estava em uma situação crítica, na parte de estrutura. Chovia dentro da escola, o reboco da parede estava caindo, as salas não tinham refrigeração, as cadeiras quebradas, mas graças a Deus e ao Governo de Roraima, que atendeu ao pedido dos pais e hoje nossa escola é outra, está linda, tudo novo, nossos alunos estão mais interessados em vir para a escola e estudar e todos estão satisfeitos com a reforma” reforçou a gestora Giani Leda Pinheiro.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed