No bairro de Jardim Jordão, Escola Técnica Estadual promove II Gincana Ecológica

Pernambuco

24.09.2019

Com o tema “Cooperação em prol de um mundo melhor”, a Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues, localizada no bairro do Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, promoveu a segunda edição da Gincana Ecológica na última semana.  O evento mobilizou toda a comunidade escolar com o objetivo de fomentar a educação ambiental e disseminar conceitos básicos de diversas áreas do conhecimento, além de enfatizar a importância das relações socioambientais sadias e promover práticas que exaltam o cooperativismo social.

Sob coordenação de Renato Cesar, professor de biologia,  cada sala se transformou em uma equipe e trabalhou subtemas atuais relacionados à temática de meio ambiente, como o desmatamento, desigualdade social, aquecimento global, consumismo, agrotóxicos, queimadas, crise hídrica, reeducação da biodiversidade, polígono da seca, impactos da poluição, aumento populacional e desenvolvimento insustentável.

Os estudantes criaram a logomarca da gincana, elaboraram e expuseram cartazes relacionados aos seus subtemas, apresentaram projetos para o emprego de sustentabilidade na escola, produziram jogos didáticos e textos como contos ou folders, além da arrecadação de donativos e a escolha da instituição a receber as doações. Os estudantes também produziram vídeos e realizaram apresentações artísticas.

“É bastante importante o fomento de projetos que visem a sensibilização para esses temas, por isso é tão necessário que sejam desenvolvidos mais projetos que envolvam as problemáticas ambientais. A gente trabalhou temáticas atuais, como cortes em recursos voltados ao meio ambiente e queimadas na Amazônia”, comentou Renato Cesar de Araújo da Silva, coordenador do projeto. 

Yasmin Rayane, do 1º ano, aprovou as propostas trabalhadas neste ano. “Nos deu meios e informações para que a gente possa combater e reduzir ao máximo esses danos, tantos os ambientais como os sóciopolíticos.  E, além disso, a gincana também nos proporcionou todo esse conhecimento de uma forma lúdica e divertida”, pontuou a jovem.