Aparelhamento
23.01.2020A volta às aulas da rede estadual de ensino está marcada para o dia 27 de fevereiro. E, antes disso, é necessário preparar as escolas para receber os estudantes de maneira confortável e com melhores condições de estudo, como, por exemplo, a reposição do mobiliário escolar.
A secretaria de Estado da Educação (Seed) deve entregar antes do início das aulas 1.350 conjuntos mobiliários às escolas. Até o fim do primeiro semestre de 2020 serão 6 mil novas mesas e cadeiras nas salas de aula. O investimento do Governo do Amapá totaliza mais de R$ 2,5 milhões na compra do novo mobiliário para as instituições de ensino.
Em estoque, a Seed tem 190 conjuntos mesas e cadeiras para o professor, 47 conjuntos de refeitório com oito lugares, e 37 conjuntos de refeitório com doze lugares. Será feito um cronograma para enviar esse material para as escolas ainda em fevereiro.
A primeira carreta com o material foi entregue na segunda-feira, 20, e a segunda carreta chegará até sexta-feira, 24.
Vistoria
Nos próximos dias, a equipe da Coordenadoria de Administração da Seed fará vistoria em escolas de ensino médio de Macapá e Santana para verificar a necessidade de carteiras e mesas escolares, bem como as condições do mobiliário escolar.
Critérios e distribuição
Serão priorizadas para receber os mobiliários as escolas de ensino médio dos interiores, devido a demanda reprimida. Na escolha, será levado em consideração se a escola não recebeu o material nos últimos cinco anos, se houve aumento de estudantes, e se ela está adimplente com as prestações de contas dos recursos estaduais e federais.
Patrimônio escolar
Todos são responsáveis por zelar e conservar o patrimônio escolar. O investimento em mobiliários é caro, mas se for conservado, o recurso pode ser aproveitado em outras melhorias para a escola.