Escola João Frassetto comemora 125 anos e recebe ordem de serviço de R$9 milhões para reforma e ampliação

Santa Catarina

02.06.2023

A EEB João Frassetto, de Criciúma, comemorou 125 anos nesta quarta-feira, 31. A comemoração contou com apresentações culturais, presença de toda a comunidade escolar e entrega da ordem de serviço de cerca de R$9 milhões para a reforma e ampliação da unidade escolar. A cerimônia contou com a presença da secretária adjunta da educação, Patrícia Lueders, do secretário de educação de Criciúma, Celito Cardoso, da presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, representantes de pais e professores e outras autoridades locais.

“Promover a qualidade de ensino é uma das prioridades do governador Jorginho Mello, e isso passa também pela melhoria da infraestrutura das escolas. Essa é uma noite especial, porque podemos ver o comprometimento de cada um com a escola”, destacou Lueders.

A reforma da escola contempla telhados novos, rede elétrica, pisos, azulejos, pintura e adequações de acessibilidade e de combate e prevenção contra incêndio. Além disso, será construído um novo bloco com dois pavimentos, incluindo laboratório, sala de leitura e um auditório para, aproximadamente, 400 pessoas. A escola também ganhará três novas salas de aula e uma quadra de esportes coberta.

“A nossa escola é muito importante para a comunidade e todos estão muito felizes com a reforma, que esperamos por muito tempo. Nossos estudantes poderão ter um ensino completo, com mais laboratórios, e auditório, ampliando as formas de aprender”, comemora Miriani Porto de Sousa Caetano, diretora da escola. A cerimônia de comemoração também teve ampliação de repertório cultural com apresentações dos estudantes da escola.

História da Escola centenária

Com a plateia repleta de alunos, ex-alunos e responsáveis, a escola mais antiga da região comemorou 125 anos. A unidade escolar atende 1200 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, conhecida como uma instituição que desenvolve um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida, inclusão e mobilidade social. Entretanto, a história da escola começou em 1838, localizada na comunidade de Linha Anta. Em 1919, em um movimento liderado pela comunidade de Santa Luzia, a escola foi oficialmente fundada, com o nome de Escola Mista Pública de Santa Augusta. Antes da criação da unidade, havia somente escolas particulares na região.

Em 1945, com a exploração do carvão na região, a população foi crescendo e por isso, houve a necessidade de desdobrar a escola. Assim, em 1967, a escola foi denominada João Frassetto, personagem local que trabalhou pela comunidade.