No Amapá, governo inaugura Centro de Valorização da Educação dedicado a servidores e estudantes

Valorização

28.06.2018

Por Paula Monteiro

O Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugurou nesta quinta-feira, 28, um novo espaço dedicado ao cuidado da saúde e formação profissional dos servidores da Educação e estudantes da rede estadual de ensino, o Centro de Valorização da Educação (CVEDUC). A unidade prestará serviços de apoio especializado em saúde física e mental, além de cursos de formação continuada aos servidores, visando maior qualidade de vida e capacitação a esses profissionais.

O Centro substitui a Casa do Professor e vai aumentar em quatro vezes a capacidade de atendimento. O espaço reunirá sete setores da Secretaria de Estado da Educação (Seed), entre eles o Núcleo de Formação Continuada, Núcleo de Ouvidoria e Núcleo de Atenção à Saúde da Educação. Com a ampliação de atendimentos aos estudantes e formações continuadas que serão oferecidas no centro, a expectativa é atender, por ano, 24 mil pessoas com motivação profissional e estímulo à saúde socioemocional.

A professora Eloisa Nery, 55 anos, atua na educação estadual há 32 anos. A servidora ficou satisfeita com o lançamento do Centro de Valorização.

“Os cursos de formação continuada são fundamentais para nós garantirmos qualidade ao aprendizado do estudante”, frisou a servidora.

O Centro de Valorização irá oferecer atendimento psicológico; odontológico (avaliação e pequenos serviços); oftalmológico; fonoaudiólogo; de nutrição; fisioterapia; ações de desenvolvimento profissional, além de treinamento e formação continuada. O atendimento psicológico, um dos mais procurados, terá aumento de quatro para dez profissionais.

A estudante Letícia Alencar, 16 anos, matriculada no primeiro ano do ensino médio na Escola do Novo Saber Colégio Amapaense, em Macapá, aprovou a iniciativa. Ela acredita que, tanto os professores, quanto os estudantes, precisam de cuidados com a saúde física e emocional para ter mais rendimento escolar e bons relacionamentos no colégio.

“A gente tem uma rotina intensa de estudos e o cansaço é inevitável. Isso se reflete no dia a dia em sala de aula. Por isso, acho importante esse cuidado com os professores e estudantes para que possamos controlar o estresse e a ansiedade, por exemplo”, aprovou Letícia.

O governador Waldez Góes reforçou que a valorização do profissional da educação é uma condicionante no processo de ensino-aprendizagem e, por isso, é preciso dedicar uma atenção especial aos servidores. O chefe do Executivo ressaltou, ainda, que o Centro de Valorização é um projeto que dignifica, valoriza e respeita cada vez mais o profissional e que sem essa valorização não haverá um estudante bem preparado.

“A valorização é uma das condições necessárias para que o processo educacional tenha tudo aquilo que desejamos, que é um estudante com bom desenvolvimento escolar. Esperamos que os índices educacionais cresçam definitivamente no Amapá, portanto, estamos investindo de forma significativa na valorização do profissional”, reforçou Góes.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ressaltou que o Centro de Valorização prezará pelo atendimento qualificado em um ambiente criado para acolher todas as demandas dos funcionários da educação e reconhecer o protagonismo dos estudantes. “Aqui, nós teremos um corpo de profissionais preparado para atender às necessidades dos servidores e estudantes desenvolvendo competências técnicas, gerenciais e socioemocionais”, afirmou.

Estrutura física

O Centro de Valorização da Educação possui dois pavimentos. O primeiro dispõe de duas salas de treinamento (capacidade para 50 pessoas); um auditório (capacidade para 100 pessoas); uma recepção; três banheiros, uma lanchonete; escada e um elevador. No segundo pavimento estão as salas de atendimentos especializados aos profissionais da educação e estudantes.