No Amapá, estudantes emocionam público em show alusivo ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

inclusão

26.09.2017

Por Paula Monteiro

Os estudantes da Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café fizeram uma grande apresentação com manifestações artísticas nesta terça-feira, 26, no Teatro das Bacabeiras, centro da capital. O espetáculo comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Os alunos falaram da importância do respeito, da igualdade, inclusão e da acessibilidade por meio de peças teatrais, apresentações musicais e de linguagens sem falas, com interpretação de libras.

Um dos trabalhos chamou a atenção do público: a peça teatral “Todos pela Inclusão”, escrita pelo aluno do 1º ano do ensino médio, Lucas Mateus Barros, de 18 anos. O jovem carismático e sempre com um sorriso no rosto possui paralisia cerebral de cinética. A paralisia cerebral provoca um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura, causando limitações nas atividades. As desordens motoras são geralmente acompanhadas por alterações na sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento.

Nem mesmo as limitações impedem Barros de viver com entusiasmo.  O estudante criou a peça teatral buscando sensibilizar a população quanto às necessidades da pessoa com deficiência. A apresentação conta com oito cenas e com a participação de vinte atores que encenam as dificuldades do cotidiano enfrentadas na locomoção, comunicação, e com a falta de solidariedade das pessoas, culminando com a importância dos movimentos que buscam direitos por essa causa.

“A ideia de escrever uma peça surgiu para contribuir com a luta de pessoas com qualquer tipo de limitação. É maravilhoso poder trabalhar isso com a minha turma na escola”, disse o jovem.

A peça teatral “Todos pela Inclusão” encerrou a programação do show cultural com a participação do jovem estudante Lucas Mateus interagindo com dois bailarinos no palco. A dança emocionou os presentes. “É muito importante o respeito ao próximo, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência. O Lucas Mateus é um belo exemplo de como os obstáculos podem ser superados”, disse a estudante Larissa de Souza.  

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro, no Brasil. A data foi escolhida devido à proximidade do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.