No Amapá, cuidadores escolares são capacitados para atendimento a alunos com deficiência

educação inclusiva

17.05.2019

Por Caroline Mesquita

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na última terça-feira, 14, a primeira formação dos novos cuidadores escolares para alunos com deficiência. O I Seminário de Orientação ao Cuidador Escolar aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, e compõe a 3ª fase do edital de seleção para contratação de cuidador.

O seminário, organizado pelo Núcleo de Educação Especial (Nees/Seed), abordou assuntos relacionados ao deslocamento, locomoção, alimentação e higiene de pessoas com deficiência, comportamento, orientação sobre a comunicação com familiares, bem como noções de primeiros socorros. A formação obteve apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) Amapá e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

A gerente do Nees/Seed, Cristiane Barbosa, frisou que o apoio dos cuidadores escolares é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares. “A inclusão só é efetiva quanto há um tripé: o acesso à escola, a permanência na unidade e a aprendizagem. Os cuidadores dão esse suporte na permanência, pois são eles que auxiliam esses estudantes no autocuidado e nas atividades escolares”, considerou Cristiane.

O cuidador auxilia os professores no atendimento dos alunos com deficiência e/ou transtorno globais do desenvolvimento; ajuda os alunos com deficiências na locomoção, higiene ou alimentação na escola ou em atividades escolares extraclasses; realiza procedimento de higiene e cuidados em alunos com necessidades educacionais específicas; ministra, via oral, medicamentos com autorização dos responsáveis pelos alunos, quando necessário. E, por fim, comunica aos gestores, sempre que necessário, as ocorrências relacionadas ao aluno.

Após a formação, os mais de 100 cuidadores selecionados receberam o certificado de participação, assinaram o contrato e pegaram a carta para apresentação nas escolas estaduais. A cuidadora escolar Acleania Braga, 48 anos, comentou que a capacitação é essencial para que as pessoas que cuidam de crianças com deficiências tenham mais segurança e conhecimento, tanto para ajudá-lo na sua alimentação e higiene, quanto na aprendizagem.

“Queremos dar todo o auxílio necessário para que o nosso aluno com deficiência seja bem cuidado no ambiente escolar, assim como tenha sucesso em sua aprendizagem. Esse é o nosso papel, e as formações nos ajudam muito nesse aspecto”, frisou Acleania, nova cuidadora escolar.