Municípios do interior recebem novos transportes escolares para unidades da zona rural

Acre

23.03.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), entregou 16 novos transportes escolares aos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Plácido de Castro. A nova frota, composta pelo modelo Agrale Marruá AM G2, chegou àquelas cidades na última sexta-feira, 18, e vai atender a educação do campo.

São veículos próprios para trafegar em ramais de difícil acesso, com capacidade de transportar 13 estudantes, equipados com ar-condicionado e elevador para acessibilidade de cadeirantes. O investimento é de mais de R$ 6 milhões, com recursos próprios de Fonte 100. 

A secretária de Estado de Educação, Socorro Neri, representou o governador Gladson Cameli durante a entrega dos veículos em Plácido de Castro. “Apresentamos os veículos à comunidade e às equipes das escolas que estavam no local em uma formação do programa Caminhos da Educação do Campo”, informou. 

A cidade foi contemplada com quatro veículos que vão atender quatro escolas da região. O prefeito Camilo da Silva, que participou do evento, agradeceu ao governo do Estado e falou sobre a importância do transporte para as escolas do campo. “Fui professor da área rural por 37 anos e sei o desafio que é trabalhar em escolas em áreas isoladas”, relembrou. 

Já em Basileia foram entregues seis veículos que vão atender cinco escolas. A coordenadora da representação da SEE no município, Marília Cecília Oliveira afirmou que a nova frota vai garantir um melhor atendimento para os alunos em 2022. “Com muita alegria, recebemos as Marruás adaptadas ao transporte dos nossos alunos”, celebrou. 

Epitaciolândia também foi contemplada com seis veículos que vão cuidar do transporte dos alunos de quatro escolas. Para o coordenador da SEE local, Cleomar Portela, a renovação da frota é um momento histórico para a Educação do município. “São ações como essa que fazem a diferença. Esse transporte vai atender aquele aluno que tem mais dificuldade de chegar até a escola”, afirmou. 

Os novos utilitários possuem tração nas quatro rodas e são especialmente projetados para transporte em qualquer terreno, principalmente aqueles que demandam condições severas de utilização. O coordenador do Programa Caminhos da Educação no Campo em Epitaciolândia, Antônio Meirelles, explica que essa é a garantia de que a partir de agora todos os alunos terão a oportunidade de chegar até a escola: “Nenhum aluno ficará para trás”.

Por Dayana Soares