Alunos da zona rural participam pela primeira vez de preparatório para Enem

Acre

08.11.2022

Estudantes de cinco escolas da zona rural de Rio Branco, capital do Acre, participaram, na última quinta-feira, 3, de um aulão da Caravana do Pré-Enem Legal, um projeto do governo do Acre, implementado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que visa fornecer, aos alunos matriculados e egressos da rede pública estadual, aulas extras preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O aulão foi realizado na Escola João Batista Aguiar, localizada na cidade de Rio Branco, e reuniu 78 estudantes das escolas Dr. Santiago Dantas, São Pedro I, Nova Esperança, Capitão Edgar Cerqueira Filho e Santo Antônio II.

O assessor pedagógico e coordenador do projeto, Bartor Oliveira, explica que é a primeira vez que alunos da educação do campo participam de um aulão presencial. “Com o apoio do transporte escolar, reunimos esses estudantes, que são de escolas mais próximas à zona urbana. Também iremos atender escolas mais distantes, levando nossa equipe de professores até lá”, conta.

Além dos aulões, os estudantes têm acesso a videoaulas que ficam disponíveis na plataforma educ.see.ac.gov.br e que podem ser acessadas diretamente nas escolas do campo com acesso à internet. Já para aquelas que não possuem esse acesso, as aulas são gravadas em dispositivos de armazenamento de dados, como pendrives, e levadas até essas unidades.

A estudante Jucivania da Silva, da Escola Santiago Dantas, localizada a 17 quilômetros da cidade, na Estrada Transacreana, conta que, mesmo com a rotina apertada, está conseguindo acompanhar as aulas do preparatório. Mãe da pequena Eloá, de apenas três meses, a jovem sonha em cursar Enfermagem: “Essas aulas estão me ajudando a me preparar mais ainda”.

O estudante Lucas Rodrigues, que também estuda na Santiago Dantas, conta que sonha em cursar Psicologia e que agora, com a proximidade das provas do Enem, as aulas do projeto são um reforço nos estudos. “Estou gostando muito, na reta final e me dedicando às aulas”, relata