“Nenhum aluno deixado para trás”

15.08.2011

 

Minas Gerais já conhece a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2011, ano base 2010. O Estado será representando na etapa nacional pela Escola Estadual Dom Pedro I, do município de Machado, na região sul de Minas. A diretora da escola, Adriana Lemos Caixeta, acredita que o diferencial da instituição está no desempenho dos educadores e na participação dos pais. O lema da unidade de ensino é Nenhum aluno deixado para trás. “Na nossa escola, nós temos uma equipe muito boa e projetos consistentes. Além disso, temos um monitoramento de aprendizagem muito bom e o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) faz a diferença. A parceria com os pais e a comunidade escolar também é muito forte”.

 

 

 

Este ano, 371 escolas, em todas as regiões do Estado, se inscreveram no Prêmio Gestão Escolar. A representante da Comissão Estadual de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação, Suzana Carvalho Ferrari, ressalta os motivos que levaram à escolha da Escola Estadual Dom Pedro I. “A escola se destacou pela coerência dos seus resultados educacionais, com foco no acompanhamento a cada aluno, realizado pela equipe pedagógica em parceria com voluntários e no desenvolvimento de projetos atrativos, inovadores e interdisciplinares”.

 

A escola trabalha com projetos pedagógicos que estimulam não apenas a paixão dos alunos pala leitura, mas também pelos números. No início do ano, por meio do “Projeto Novo Tempo de Leitura”, são escolhidas estudantes que se vestem de fadinhas e que distribuem caixas de leitura em todas as salas. “Cada caixinha contém cerca de 30 produções de diversos gêneros, como cartas, e-mails, gibis e literatura de cordel. Os alunos leem os livros nas salas e as professoras trocam de caixinhas entre si”, diz Adriana. Já os alunos do 1º ao 3º ano participam da “Leitura em Casa”. Todos eles têm sacolinhas ou maletas de leitura, nas quais levam livros para serem lidos em casa. Após ler o livro com a ajuda dos pais, o aluno deve fazer o reconto da história para os colegas.

 

O Concurso Machado de Assis também estimula nos estudantes o interesse pela leitura. Na competição, que está em sua 4º edição, a bibliotecária toma leitura de todos e faz uma divisão por nível de leitura. Depois os alunos, já divididos, fazem a leitura para um júri que é composto por representantes da comunidade escolar. Os alunos concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Todos participam do concurso que costuma durar mais de uma semana.

 

Já a matemática na escola é trabalhada de forma lúdica, por meio de jogos, brincadeiras e de competições. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, participam do ‘Matematicando’. O projeto acontece uma vez por ano, no mês de agosto, e os estudantes participam de diversos desafios envolvendo os números. As provas acontecem em diferentes ambientes da escola.

 

A formação cidadã não poderia ficar de fora das iniciativas de uma escola que é referência estadual. Por meio do projeto ‘Semear’, as professoras de Educação Musical e de Educação Religiosa ensinam para os estudantes diferentes valores e trabalham a regrinha de ouro da instituição: “Não faço para ninguém o que eu quero que me faça”.

 

Uma vez por semana, os alunos da E.E Dom Pedro I têm aulas de Educação Musical. O coral da instituição é fruto dessas aulas, nas quais os estudantes ensaiam diferentes músicas para serem apresentadas em datas comemorativas. Já a fanfarra, prioriza as crianças imperativas e os ensaios são feitos no contraturno das aulas, por meio do Projeto Escola de Tempo Integral, que pretende melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental ampliando sua permanência diária na escola. A instituição também tem vários grupos de dança, formado por alunos de todos os anos.

 

A Escola Estadual Dom Pedro I

A escola atende a 545 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  Na última edição do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb) a instituição atingiu índice de proficiência de 254,2 em Língua Portuguesa, e 287,4 em Matemática. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, avaliação que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, a instituição ultrapassou novamente a nota de Minas Gerais, o estado mais bem colocado do país. A pontuação da escola foi 7.4 e a do Estado 5.8.

 

Participação mineira

O estado de Minas Gerais costuma ter representantes na fase nacional do Prêmio. Em 2009, a escola vencedora em nível nacional era mineira. A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí, levou o prêmio pela experiência em gestão do ano de 2008. No ano seguinte, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga, da cidade de Caratinga, ficou entre as seis finalistas.

 

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar, que é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), envolve escolas de todo o Brasil, das redes estadual e municipal. Entre os objetivos do prêmio está o de valorizar as escolas públicas, fortalecer ferramentas de gestão, além de disseminar boas práticas gerenciais das escolas do Brasil. O prêmio leva em consideração critérios como gestão pedagógica, resultados educacionais, gestão participativa e gestão de recursos e serviços. Todo ano, são concedidos, em âmbito nacional, os prêmios Escola Destaque Estadual/Distrital; Escola Destaque Nacional e Escola Referência Brasil. A premiação deste ano tem como base as ações realizadas em 2010.

 

Além de um diploma em cada uma das categorias, as escolas vencedoras também recebem prêmios em dinheiro. Os valores variam entre R$6 mil e R$30 mil, de acordo com o prêmio. Os diretores das escolas também são premiados com uma viagem de intercâmbio de experiências. A divulgação dos resultados e a cerimônia de premiação estão previstos para o mês de novembro deste ano.

Texto: Geanine Nogueira

 

Ascom/SEE/MG

15/08/2011