Natalino Uggioni apresenta estratégias de gestão em SC ao Conselho Nacional de Secretários de Educação

Santa Catarina

17.09.2019

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, participa da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Goiânia, nesta quarta-feira, 18, para apresentar dois cases de sucesso que vêm sendo desenvolvidos pela gestão em Santa Catarina. Por convite do secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, Uggioni compartilhará com secretários dos 27 estados e Distrito Federal os trabalhos envolvendo o sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão e o processo de Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina.

“É gratificante ver que nossa Secretaria e nosso Estado consolidam-se como referência em duas ações que estão diretamente ligadas à gestão. Sermos chamados para contar nossa experiência e passar nosso conhecimento para os demais secretários do país nos deixa orgulhosos, mas, principalmente, felizes pela possibilidade de compartilhar boas práticas e ouvir”, afirma o secretário.

O sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação para o acesso on-line a dados sobre matrículas, frequência e desempenho escolar, por meio de visualização de gráficos, tabelas e mapas, no computador e na interface do smartphone. O sistema é alimentado por dados informados pelas escolas, por indicadores nacionais e fornece evidências e fatos concretos que vão gerar conhecimento, dando suporte à gestão e à tomada de decisões mais efetivas.

Já a Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação é um processo que vem sendo realizado para avaliar as mudanças de estratégia necessárias para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE). O documento foi desenhado em 2015 e as ações para o alcance das metas demanda atualização, a fim de tê-lo sempre alinhado às necessidades atuais da educação catarinense e buscando a elevação do padrão da qualidade.  A revisão de conformidades não altera a legislação, mas estabelece meios para se cumpri-la, de acordo com a realidade do momento. O estudo está sendo realizado pela equipe técnica de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, com base no texto do PNE e do PEE/SC.