Concurso de Redação
18.08.2016Convite à todas as Escolas Públicas do País para participarem do 2º Concurso de Redação da DPU.
A Coordenação de Educação em Direitos e o GT Tráfico de Pessoas da DPU parabeniza as escolas públicas de todo o país que participaram em 2015 do 1º Concurso de Readação da DPU, e convida a todos as Secretarias de Educação dos Estados para se inscreverem no 2º Concurso realizado em 2016. O prazo de encerramento das inscrições termina dia 05 de setembro, e, devido à proximidade do encerramento, convida para que seja realizada a inscrição das escolas públicas por meio do endereço eletrônico do Concurso: http://www.dpu.gov.br/concursoderedacao.
Este ano, o 2º Concurso de Redação da DPU quer estimular professores, alunos e comunidade escolar a debaterem o tema “Tráfico de Pessoas”. Este é um problema crescente em todo mundo, e, especialmente, no Brasil nos últimos anos. O debate do assunto em sala de aula é um importante instrumento de prevenção ao crime e transformação da realidade.
Com esta iniciativa, a Defensoria Pública da União, na proteção aos direitos humanos da população vulnerável, pretende com este concurso e discussões em sala de aula do tema proposto, combater este crime tanto no Brasil quanto no exterior, com enfoque na prevenção, repressão, assistência e proteção às vítimas de tráfico humano.
A adesão de todas as Escolas Públicas do País à esta iniciativa da DPU, é mais um exemplo do trabalho de cidadania desenvolvido pelos professores nas unidades escolares para preparar os futuros componentes da nação brasileira, que hoje fazem parte dos bancos escolares.
O prazo de inscrição está quase encerrando. Comunidade escolar, não deixem de participar, e, inscrevam-se já. Levante a bandeira do seu Estado e torne sua escola uma referência educacional na discussão de temas relevantes propostos pela DPU.