E-Book Seduc Cerrado é entregue em evento e estudantes participam de roda de conversa com especialistas

Goiás

25.03.2022

Aproveitando a celebração da Semana da Água, que ocorre até o dia 24/3, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) entregou, nesta quarta-feira, 23 de março, em formato impresso, o E-Book Seduc Cerrado, desenvolvido por estudantes da rede pública estadual de ensino que foram selecionados como embaixadores do Cerrado. A programação da Semana da Água está sendo desenvolvida em vários locais da capital do estado. 

O E-book, que já tinha sido divulgado em formato virtual, dessa vez foi entregue no formato impresso para o presidente do Instituto Altair Sales e para autoridades presentes em evento no Parque Bernardo Élis. O livro contém 40 redações dos embaixadores do Cerrado, representantes de cada coordenação regional de Educação de Goiás e traz a importância do cuidado e da preservação do Bioma. 

Realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Seduc, Saneamento de Goiás (Saneago), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Associação Goiana de Municípios (AGM) e Virada Ambiental, a Semana da Água foi instituída com o intuito de promover debates e reflexões sobre o cuidado com a água e o meio ambiente.

Acesse aqui o e-book Seduc Cerrado

Dia da Água 

Na manhã desta terça-feira, 22/3, o ‘Dia Mundial da Água’ foi celebrado pela Secretaria Estadual da Educação em evento que recebeu especialistas do meio ambiente, representantes de órgãos públicos e instituições, professores da rede estadual de Educação, estudantes e os embaixadores do Cerrado.

Na abertura do evento, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou a importância da preservação da água lembrando que a Educação interfere diretamente e, de maneira positiva, nesse contexto. Para ela, as pessoas precisam aprender desde cedo a cuidar do ambiente em que vivem. “Nossas crianças e jovens devem respeitar os animais, as pessoas e tudo que está em volta e, nesse sentido, a escola pode contribuir muito”, afirma a secretária. Gavioli destaca, também, que “respeito” é a palavra de ordem que define o cuidado.

O evento da Seduc incluiu debates sobre a importância do meio ambiente, apresentações de canto do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte,  e a realização de diálogos com a participação de especialistas e dos embaixadores do Cerrado. Na oportunidade, foi apresentado o documentário ‘Águas que Brotam do Cerrado’, realizado pelo Instituto Altair Sales. 

Dentre as atividades da Semana da Água, as embaixadoras do Cerrado Anna Luísa Silva, de Trindade, e Sabrynna Mell Morais, de Aparecida de Goiânia, participaram da mesa de diálogos composta por especialistas ambientais. 

Além da secretária da Educação, Fátima Gavioli, de estudantes e representantes da Seduc, estavam presentes a secretária da Semad, Andréa Vulcanis; o promotor de Justiça do Ministério Público, Juliano de Barros; o gerente de Educação Ambiental e Ação Social da Saneago, Rodolfo Barros; o presidente do Instituto Altair Sales, Altair Sales; o professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), Klebber Teodomiro. 

Documentário 

O documentário ‘Águas que Brotam do Cerrado’ foi desenvolvido pelo Instituto Altair Sales (IAS) e mostra, de maneira ilustrativa e didática, a engrenagem que o Cerrado percorre para distribuir as águas subterrâneas para as grandes bacias hidrográficas do Brasil. O intuito da criação do material é servir como fonte de divulgação e de conhecimento para os estudantes das redes públicas e para aqueles que tiverem curiosidade e ou interesse pelo assunto. 

Semana da Água – Programação Completa

Dia 21 - às 19h – Abertura da Semana da Água

Dia 22 - 
09h – Evento: “Águas que Brotam do Cerrado”
Apresentação “Ciranda da Arte”
Mesa – Uso Racional das Águas do Cerrado, com Especialistas e interação com Estudantes.
Local: Auditório da Seduc.

14h – Entrega outorgas produtores familiares da Bacia do Rio São Marcos.
14h30 – Mesa 1: Governança das águas em Goiás e a promoção da pacificação nas bacias hidrográficas.
16h30 – Lançamento das Contas Econômicas Ambientais da Água de Goiás.
Mesa 2: Água e desenvolvimento econômico no Estado de Goiás.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Dia 23 - 
09h – Entrega de menções honrosas e entrega oficial do E-Book Seduc Cerrado.
Exibição do vídeo institucional “Água na Medida Certa” – SESI/FIEG.
Local: Parque Bernardo Élis.
14h – Entrega dos quatro Planos de Recursos hídricos pelos presidentes dos CBHs.
14h30 – Mesa 3: A qualidade da água que queremos em nossos rios: enquadramento dos corpos de água.
16h30 – Lançamento do Relatório Anual de Fiscalização de Barragens 2022.
Mesa 4: Segurança de barragens: desafios e avanços.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Dia 24, a partir das 9h da manhã
09h – Apresentação da Barragem e Reservatório Ribeirão João Leite – Aspectos Gerais.
Apresentação do Coral da Saneago – “Canto das Águas”.
Entrega menção honrosa aos fundadores do Programa ONO.
Local: Barragem do João Leite.

14h – Assinatura do Termo de Adesão ao projeto Ouro Verde de Goiás pelos produtores rurais.
14h30 – Mesa 5: Revitalização de microbacias e disponibilidade hídrica.
16h30 – Mesa 6: Programa Juntos pelo Araguaia.
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico Teixeira