Na retomada das aulas presenciais, região vulnerável terá nova escola

Distrito Federal

15.05.2020

Mais de 400 crianças vão estudar mais perto de casa, na cidade onde metade dos alunos usa transporte para ir à escola

Na retomada das aulas da rede pública, mais de 400 crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que moram na Estrutural e hoje tomam transporte escolar para irem à escola, vão começar a estudar perto de casa. Apesar da pandemia, a Secretaria de Educação vai entregar a EC 03 da Estrutural, um espaço adaptado e cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para abrigar a 684º escola da rede pública.

“A EC 3 cumpre o nosso plano de iniciar a substituição dos gastos com transporte em investimentos em escolas perto de casa”, afirma o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, acrescentando que a entrega é positiva para comunidade, na medida em que também gera novas possibilidades para as famílias: “É mais confortável e seguro para as famílias ter seus filhos estudando na mesma região onde moram”.

Foram investidos R$ 1.520.905,88 no protótipo da Codhab. O prédio tem uma área total de 1.090,10 m² distribuídos em quatro andares. Esta semana, a Codhab vai dar início aos procedimentos de vistoria e obtenção de habite-se do prédio. A Caesb vai fazer a ligação do prédio com rede de água e esgoto do edifício e a Secretaria de Economia fará a distribuição do imóvel para a Secretaria de Educação, que será a gestora do espaço. Feito isso, a Secretaria vai solicitar a ligação da energia pela CEB.

A Estrutural conta com mais cinco unidades escolares, entre elas, EC 01, EC 02, CEF 02, CEF 03 e CED 01. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) da Codeplan, de 2018, na RA XXV do DF, 72,2% das crianças entre quatro e cinco anos frequentam escolas.

A pesquisa também indica que 50.6% dos estudantes da Estrutural estão em escolas da própria região. De acordo com o Censo Escolar de 2019, 946 crianças estão matriculadas na Educação Infantil e 3.187 no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Inicialmente, havia o projeto para que o edifício fosse multifuncional e abrigasse várias áreas de governo, mas ao fim o GDF concluiu, após parecer da Secretaria de Educação, que o prédio não deveria misturar crianças em aula com os demais serviços da administração pública.

Nathália Borgo, Ascom/SEEDF