Educação do Estado promove reunião com gestores escolares durante preparação para o Saeb

Pará

09.11.2021

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (8), mais um encontro formativo em preparação à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta vez, a formação foi direcionada a diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais situadas na Região Metropolitana de Belém. O encontro ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, no prédio-sede da Seduc, e reuniu mais de 400 profissionais da educação.

Durante a programação, professores especialistas do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) apresentaram aos gestores escolares um workshop com ênfase nas disciplinas exigidas na prova do Saeb (Língua Portuguesa e Matemática). Também foi destacada a importância dos indicadores educacionais e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que o encontro buscou melhorar ainda mais a relação com as escolas da rede pública estadual, trazendo esses espaços de aprendizagem para mais perto da Seduc e, também, foi a oportunidade de agradecer aos profissionais que lá trabalham por tudo o que já foi feito.

“Os diretores têm um papel fundamental no êxito de toda a política educacional do Pará, por isso temos sempre que caminhar juntos, em prol do mesmo objetivo. Quero agradecer por tudo que eles já fizeram até aqui e, tenho certeza, que muito ainda será feito, para que o nosso Estado possa a cada dia avançar na melhoria dos seus indicadores”, frisou Elieth Braga.

Estímulo - De acordo com a secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, a reunião foi proposta para mostrar aos gestores escolares a importância da prova do Saeb e, principalmente, ressaltar todo o empenho do governo do Estado com o aprimoramento da educação. “Precisamos voltar nosso olhar não apenas ao Saeb, mas para todo o processo de ensino-aprendizagem. O Pará tem se empenhado cada vez mais para oportunizar uma educação de qualidade para nossas crianças, jovens e adultos”, enfatizou.

Para o formador do Cefor, Roberto Araújo, “é preciso que haja um olhar mais atencioso e criterioso sobre as avaliações diagnósticas e, principalmente, entender os seus resultados e usá-los de maneira pedagógica. Se a gente for mapeando as fragilidades dos nossos alunos, vamos encontrar o caminho e as estratégias ideais, a partir desse diagnóstico educacional, e assim poder refinar e atuar no desenvolvimento dessas habilidades dos estudantes”.

Diálogo - Segundo o coordenador do Censo Escolar da Seduc, Evandro Paiva, o evento foi uma grande oportunidade para dialogar com os gestores das escolas sobre questões importantes relacionadas ao Saeb, sobretudo porque eles são fundamentais nesse processo de mobilização da comunidade escolar.

“Tivemos a chance de mostrar, com riquezas de detalhes, o papel de extrema relevância que o Censo Escolar tem nesse processo. É com base nas informações que as escolas reportam a esta coordenação, que nós podemos gerar uma expectativa do quantitativo de alunos que vão participar dos processos avaliativos de larga escala, tal como o Saeb e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, ressaltou Evandro Paiva.

Diagnóstico - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, é possível ter uma noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.