Educação para o Trânsito
19.09.2025A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) entregou, nesta sexta-feira (19), em João Pessoa, a premiação do Concurso de Redação Desafio Nota 1000 – edição especial em parceria com o Detran-PB. Ao todo, 32 estudantes da rede estadual, dois de cada Gerência Regional de Educação (GRE), foram contemplados após se destacarem entre quase 7 mil redações inscritas, que representaram 209 municípios paraibanos. A solenidade contou ainda com a assinatura de três novos editais que ampliam as oportunidades de participação de estudantes da rede, agora também por meio de produções em curta-metragem, mangá e cordel.
Entre os premiados estava Melissa Souza Costa, estudante da ECIT Jornalista José Itamar, de Puxinanã, vencedora da 4ª GRE com a nota 960. “Foi muito gratificante ver que o esforço valeu a pena, porque cada edição eu participava e a nota ia aumentando. Receber esse notebook é uma conquista grande e vai ser muito importante para os meus estudos”, disse. Melissa destacou ainda que sua redação discutiu a aplicabilidade do Código de Trânsito Brasileiro e os impactos sociais e econômicos dos acidentes, propondo maior incentivo à conscientização nas escolas. A experiência a motivou a se desafiar em outros formatos, como os novos concursos que foram lançados durante a solenidade.
Outro destaque foi Rian Sousa Costa, estudante da EEEM Senador José Gaudêncio, da 5ª GRE, que também alcançou 960 pontos. Em sua fala, o jovem ressaltou a importância das oportunidades que a rede estadual oferece, citando programas como o Conexão Mundo, que o levou a vivenciar intercâmbio no Reino Unido, e projetos de incentivo à escrita que fortaleceram sua confiança e desempenho acadêmico. Rian afirmou que participar do Desafio Nota 1000 representou mais do que uma competição: foi a chance de consolidar sua identidade como estudante quilombola e mostrar que a escola pública pode ser instrumento de transformação social.
Durante a cerimônia, o governador João Azevêdo destacou que esta edição do Desafio Nota 1000 foi além da produção textual, funcionando como ferramenta de formação cidadã. O gestor reforçou que as reflexões propostas nos textos, associadas ao tema do trânsito, estimulam responsabilidade, empatia e valorização da vida. O secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago, também ressaltou que os resultados comprovam o potencial da rede pública e a importância de políticas educacionais que fortalecem a participação estudantil. Para a gerente executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz, o alcance da edição de 2025 comprova o crescimento do programa, que desde sua criação vem ampliando a adesão em todas as regiões.
A cerimônia foi também espaço para novos anúncios. O governador assinou três novos editais em parceria com o Detran-PB, que passam a integrar o calendário de atividades estudantis deste ano. O primeiro é o concurso “Desacelere e Curta”, destinado a estudantes do Ensino Médio, com a produção de curtas-metragens de até três minutos. As inscrições acontecem de 21 a 30 de setembro, com premiação em tablets para os vencedores de cada GRE. O segundo edital é o “Arte em Cena Kids – Concurso de Mangá”, voltado para estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, com inscrições de 20 de setembro a 3 de outubro e prêmios em tablets para os dois primeiros colocados. Já o terceiro concurso é o de Cordel, direcionado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Prisional, com inscrições de 20 a 29 de setembro e premiação em dinheiro para os cinco melhores de cada GRE.
A estudante Melissa Costa afirmou que pretende se arriscar em novas linguagens e participar de ao menos um dos editais lançados. Para ela, a diversificação das modalidades amplia as formas de expressão dos estudantes, permitindo que cada um encontre espaço para desenvolver suas habilidades. A fala de Melissa reforça a perspectiva da SEE de valorizar não apenas a escrita, mas também a arte, a oralidade e as narrativas visuais como caminhos de protagonismo estudantil.
A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, destacou que a parceria entre a SEE-PB e o Detran-PB cumpre papel de transformação social ao levar o tema da segurança no trânsito para dentro das escolas. Segundo ela, a abordagem não se limita ao debate sobre veículos, mas alcança a compreensão de que o trânsito envolve vidas humanas e exige responsabilidade coletiva. A gestora enfatizou que a parceria firmada desde 2021 tem garantido ações integradas, ampliando o impacto da campanha de conscientização entre estudantes e comunidades.
Neste ano, além da entrega da premiação, a cerimônia marcou o início de um novo ciclo de atividades com o lançamento dos editais em parceria com o Detran-PB. As inscrições para os concursos de curta-metragem, mangá e cordel começam já neste mês de setembro e seguem até outubro, com resultados previstos entre outubro e dezembro. Dessa forma, os estudantes premiados no Desafio Nota 1000 passam a abrir espaço para que milhares de outros colegas da rede estadual também possam participar de ações que unem produção cultural e educação para o trânsito ao longo de 2025.
Também participaram da solenidade o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes; o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo; além dos auxiliares da gestão estadual João Alves (secretário da Administração Penitenciária), coronel Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar), André Rabelo (delegado-geral da Polícia Civil), Cassandra Duarte (delegada-adjunta da Polícia Civil), Roberta Neiva (diretora de Operações do Detran) e Pollyanna Loreto (secretária executiva de Administração, de Suprimentos e Logística), estudantes premiados e demais convidados.