Música na Rede mantém o ensino através de atividades on-line

Secretaria de Educação do ES

29.04.2020

Para minimizar o risco de contágio do novo Coronavírus (Covid-19) e seguindo as orientações de saúde pública, a ação Música na Rede interrompeu as aulas presenciais desde o dia em que foram suspensas as aulas da Rede Estadual, contudo, a ação tem procurado atender o maior número possível de alunos com atividades não presenciais.

Cada projeto (Bandas nas Escolas, Corais na Escolas, Orquestra de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem) adaptou as possibilidades de ensino para suas necessidades. Até o momento foi possível alcançar 50,4% do total de alunos da ação, através de videoaulas, aulas por videoconferência, lives, salas de aulas virtuais e outras ferramentas.

A ação Música na Rede iniciou o ano atuando em 107 escolas, e até o momento tem 3.515 alunos inscritos. Destes, 1.770 já são atendidos com atividades não presenciais. A ação atua na maior parte dos municípios do Espírito Santo, levando o ensino musical também para o interior, onde muitas vezes os recursos tecnológicos são mais escassos.

Dados de atendimento

A equipe da ação e seus professores vêm trabalhando para contornar este e outros obstáculos. No intuito de entender melhor a situação, a equipe levantou o número de alunos atendidos durante o período de isolamento social por projeto.

O projeto Bandas nas Escolas tem atendido 300 de seus 592 alunos inscritos, já o projeto Corais nas Escolas conseguiu alcançar 534 de 1227.

A Orquestra de Violões nas Escolas é o projeto que tem conseguido melhores resultados até o momento, conseguindo alcançar 801 de seus 1.386 alunos. O projeto Orquestra Sinfônica Jovem tem atingido 135 alunos do total de 310.

A ação tem disponibilizado em seu site (musicanarede.fames.es.gov.br/musica-na-rede-e-a-quarentena) um relatório completo das atividades não presenciais, bem como outros materiais.