Piaui
16.08.2023Os Centros de Educação em Tempo Integral (CETI) Antônio dos Reis e Silva e Pedro Coelho de Resende, localizados nos municípios de Boa Hora e Boqueirão do Piauí, jurisdicionados à 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), receberam nesta terça-feira (15) a visita da equipe da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para discutir e pontuar melhorias na oferta dos cursos técnicos do Seduc TEC.
Em Boqueirão do Piauí, no CETI Antônio dos Reis e Silva, são cinco turmas de 1ª e 2ª séries, com 172 alunos, e em Boa Hora, no CETI Pedro Coelho de Resende, são oito turmas de 1ª e 2ª séries, com 453 alunos. As duas escolas ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral integrado ao Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico.
Segundo o superintendente Paulo Henrique, “o modelo que as gestoras escolares implantaram nos dois Centros está totalmente alinhado à proposta do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira, para a educação do Piauí e deve ser replicado em toda a rede estadual de educação”, afirma.
“A escola de tempo integral já era bem vista aqui pelos nossos alunos e agora com esses cursos técnicos melhorou ainda mais, porque a falta de oferta deles levava muitos de nossos jovens a sair de nossa cidade para procurar cursos em outros lugares”, pontua a gestora do CETI Pedro Coelho de Resende, Francisca Resende.
O secretário Washington Bandeira destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora os índices sociais e econômicos e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defende.