Multinacional de TI contrata estudantes de cursos técnicos de colégio estadual de Assaí

Paraná

27.05.2022

Doze estudantes formados em cursos técnicos do CEEP de Assaí (Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescatto Bomtempo) começaram a trabalhar como trainees nesta quinta-feira (26) em uma multinacional do setor de TI (tecnologia da informação). Eles concluíram o ensino médio com curso técnico integrado entre os últimos dois anos e, agora, trabalharão em home office para a empresa indiana TATA Consultancy Services.

“Nós vamos prestar auxílio técnico aos clientes para soluções de problemas de TI. Seremos o suporte para eles. Quando algum software ou aplicação não funcionar da maneira correta, nós seremos os auxiliares para solucionar o problema”, diz *João Victor de Oliveira e Santana*, um dos contratados. “É uma vaga 100% em TI e de grande importância para as nossas carreiras”, conta o jovem, que tem 20 anos e se formou no curso técnico em Eletroeletrônica em 2020.

Jeferson Palauro dos Santos, de 19 anos, também iniciou nesta semana as atividades como trainee. “Vamos atender um cliente específico, o Carrefour. Daremos assistência aos seus funcionários, gerentes, caixas, todos os envolvidos com o sistema. Vamos dar suporte em tudo o que diz respeito a esse sistema”, explica Jeferson, que se formou em 2021 no curso técnico em Mecânica. “Acabamos de começar e vamos com tudo”, comemora.

A comunidade escolar recebeu nesta quarta-feira (25) uma comitiva da Índia, para assinatura do termo de convênio e cooperação técnica. Estiveram presentes no CEEP, para o evento, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, o presidente da TATA Consultancy Services no Brasil, Tshar Parikh, entre outros representantes da empresa.

Mais 45 aprendizes — Outros 45 estudantes, que estão cursando o ensino médio no CEEP, serão contratados no modelo jovem aprendiz pela multinacional. Eles entregaram a documentação nesta semana e devem começar as atividades no mês de junho.

Os alunos, que têm entre 16 e 18 anos, trabalharão presencialmente no contraturno, exercendo funções relacionadas ao suporte na área de TI. Eles permanecerão frequentando a escola, matriculados em dos cursos oferecidos pela instituição: Eletroeletrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Mecânica ou Agronegócio.

A contratação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Sebrae Paraná, a Prefeitura de Assaí e a TATA Consultancy Services. Os alunos receberão bolsa e vale-alimentação. O contrato deve durar até o fim do ano, mas há a possibilidade de futura efetivação.

“Essa é uma excelente oportunidade para os alunos, que vão receber, além de capacitação técnica e profissional, uma formação como cidadãos”, diz Aquileestás Fernandes, diretor do CEEP. Ele ressalta que a iniciativa tem auxiliado no aumento dos índices de frequência (que têm se mantido acima dos 97% desde o início do ano letivo), uma vez que a possibilidade de entrada no mercado de trabalho estimula os alunos.

Os estudantes foram selecionados para o estágio a partir da análise de fatores como o desempenho escolar, a conduta respeitosa e a participação em atividades. “Depois dessa expectativa de emprego, percebemos que o comprometimento e desempenho dos alunos melhorou muito”, relata o diretor.