Começou nesta quinta-feira, 25/8, em Cuiabá, a IV Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro discute, entre outros temas, a criação de um banco de dados unificado sobre os planos estaduais de cargos e salários do magistério público. “O banco de informações é uma iniciativa inédita e de fundamental importância para que se tenha um panorama real da situação dos magistérios estaduais”, destacou a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa. Ela também ressaltou que os encontros de secretários também objetivam a troca de experiências de ações, programas e projetos exitosos desenvolvidos pelos estados na área educacional.
A abertura contou com a participação do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. “Estamos com o Brasil reunido em Mato Grosso”, afirmou ao garantir que o estado pagará o piso nacional do magistério, cumprindo o compromisso firmado com a categoria.
A secretária de Educação de Mato Grosso e anfitriã da reunião, Rosa Neide Sandes de Almeida, abordou o destaque de Mato Grosso nas políticas de educação nacional. “Estamos à disposição para defender as propostas do Consed”, afirmou. “Os temas a ser discutidos nesta reunião devem ser tratados de maneira ampliada, buscando principalmente a valorização dos educadores”, completou.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi representado pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Carlos Abicalil. Ele pontuou o Plano Estadual de Educação como uma das grandes conquistas nacionais para o enfrentamento dos problemas do setor. O projeto do PNE tramita na Câmara Federal e recebeu três mil emendas.
Abicalil também falou sobre as metas e objetivos da secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino, em especial no sentido de promover a aproximação e as parcerias entre estados e municípios, para se chegar a um efetivo regime de colaboração.
O encerramento da solenidade de abertura contou com a apresentação do músico regional e professor Abel Silva, cantando e tocando o instrumento representativo da cultura mato-grossense, a viola de cocho.
Na pauta da reunião também estão o Progestão Online – Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares e a pesquisa TIC Educação, sobre a utilização de internet banda larga nas escolas.
Ascom Consed/Ascom Seduc-MS
25/08/2011