Com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, a Secretaria de Estado de Educação realizou nesta terça-feira, 13/9, a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar – ano base 2010, no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. O Prêmio é uma oportunidade para a comunidade escolar refletir, aprender e crescer em torno de seus objetivos, propostas e desafios, bem como destacar e evidenciar iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas.
Governador André Puccinelli e diretores finalistas
Para o governador André Puccinelli, as iniciativas devem contar com o apoio do governo estadual que oferece recursos humanos e estrutura necessária. “O objetivo é fazer com que os alunos saiam melhor preparados e a gestão neste sentido é muito importante. Estamos evoluindo incentivando os melhores alunos com notebooks, mas também com melhorias na estrutura escolar, no magistério e no administrativo. O que almejamos é ter como meta a qualidade do ensino de uma escola particular”, afirmou.
O Prêmio Gestão Escolar - ano base 2010 recebeu inscrições de 52 escolas estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul. A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, a Escola Municipal Manoel Martins, de Ponta Porã, a Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande, a Escola Estadual Vespasiano Martins, de Amambaí, a Escola Estadual Silvio Ferreira, de Coxim e a Escola Municipal Tertuliano Meirelles, de Campo Grande, foram as seis finalistas, com as melhores práticas de gestão, e receberam um notebook da Secretaria de Estado de Educação (SED).
A SED tem, anualmente, incentivado as escolas públicas do Estado para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar, uma ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no país. Participar do Prêmio é, com certeza, contribuir decisivamente para que a escola passe a incorporar uma cultura de autoavaliação que destaque e evidencie boas práticas de gestão, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos estudantes.
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, encaminhou mensagem ressaltando a importância do Prêmio Gestão, que chega a sua 12ª edição como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas da rede pública do Brasil.
Para a secretária, “o Prêmio tem por objetivo contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar, oferecendo assim, uma importante ferramenta de diagnóstico da realidade da escola, auxiliando-a a lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas, sobretudo nas questões que favorecem melhores níveis de aprendizagem dos estudantes”.
Para a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Cheila Cristina Vendrami, que estava representando a secretária Maria Nilene, as escolas têm apresentado trabalhos melhores a cada ano. “Recebemos projetos bem trabalhados em sua comunidade, projetos que têm a família dentro da escola e percebemos, nas 52 escolas inscritas, o empenho na melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou.
Lucílio Souza Nobre, diretor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, uma das finalistas do Prêmio, acredita que a autoavaliação feita por meio da participação no Prêmio Gestão é muito positiva. “Percebemos na nossa escola melhora em todos os sentidos: na gestão pedagógica, financeira e administrativa, melhorando assim o ambiente escolar e, automaticamente, a aprendizagem dos estudantes, que é a prioridade do prêmio”, destacou.
Na EE Joaquim Murtinho são trabalhados projetos de acessibilidade, como o basquete de cadeira de rodas, de trânsito e meio ambiente, além de atividades que promovam a integração dos estudantes como gincanas, jogos internos e festa junina. Com a boa classificação nesta edição do prêmio, o diretor já pensa nas próximas: “pretendemos nos inscrever de novo no ano que vem em busca do primeiro lugar estadual e, quem sabe, nacional. Vamos aprimorar e melhorar o desempenho de nossa escola”, explicou.
Escola Destaque Estadual
Localizada no bairro das Moreninhas, um dos mais populosos de Campo Grande, a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, destaque estadual do Prêmio Gestão Escolar 2011 – ano base 2010, conta com 85 profissionais entre professores e funcionários administrativos e atende 1.259 estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.
“Ficamos em quarto lugar no ano passado e agora somos vencedores. Acredito que o aperfeiçoamento dos projetos que estão em andamento é um dos motivos”, destaca a diretora da escola, Ernângela Maria de Souza Calixto. De acordo com ela, “os estudantes estão trabalhando em três grandes projetos nas áreas da leitura, educação ambiental e mundo do trabalho”.
No projeto de leitura, uma das ideias é fazer com que todos parem por 30 minutos para ler um pouco, a biblioteca foi reorganizada para tornar o ambiente mais agradável e um carrinho leva os livros até as salas; no projeto do meio ambiente até a comunidade foi envolvida e a escola discute questões do bairro como fumaça, saneamento básico e lixo; os estudantes trabalham ainda um projeto sobre direitos trabalhistas, mercado e cidadania, pensando nas oportunidades que as indústrias da região oferecem.
“A Secretaria de Estado de Educação (SED) nos incentivou muito a participar do Prêmio Gestão e agora nós servimos de exemplo para outros diretores. É uma conquista importante representar o Estado, representar a periferia de Campo Grande no exterior e mostrar como são nossas escolas públicas”, disse a diretora que, no ano que vem, fará uma viagem de intercâmbio com outros diretores do Brasil.
Um comitê, formado por representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Secretaria Municipal de Campo Grande (Semed), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Movimento MS Competitivo, entre outros, indica uma escola para representar o Estado, de acordo com os critérios enviados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A primeira colocada participa da cerimônia nacional.
Ascom/SED-MS
14/09/2011