Escola da Autoria
17.01.2018Estimular o protagonismo juvenil e formar um jovem autônomo, autor de seu conhecimento, estão entre os objetivos da Escola da Autoria - escolas de ensino médio em tempo integral que, em 2017, beneficiaram mais de 3 mil estudantes de Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Dourados e Maracaju. Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, a Escola da Autoria promove formação para a vida, contribuindo para a redução do índice de abandono e aumento da aprovação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, são muitas as vantagens das escolas de ensino médio em tempo integral. "Vivemos em um Estado com altos índices de evasão escolar, suicídio de jovens e que está na rota do tráfico de drogas. Na Escola da Autoria, o estudante trabalha seu projeto de vida, as disciplinas eletivas e é acompanhado de perto pelos professores, com a chance de ter um futuro melhor", explica.
Maria Eduarda Silva acaba de concluir o ensino médio na Escola Estadual José Ferreira Barbosa, de Campo Grande. A estudante, que foi resistente à proposta de tempo integral no início, hoje é grata pela oportunidade que lhe ajudou, inclusive, a viajar para os Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores. "Eu tive medo, mas confiei. Nossa relação com os professores mudou e ficou mais próxima, tivemos apoio para esta etapa de tanta pressão que é o Enem. A Escola da Autoria mudou minha vida e a forma com que eu via a escola", conta. Esta semana, Maria Eduarda está em Washington (EUA), na primeira semana do intercâmbio como jovem embaixadora.
A Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, de Dourados, é uma das cinco unidades que iniciam este ano como Escola da Autoria. A diretora Marisa Pereira dos Santos diz que está ansiosa para colocar em prática a metodologia do educar pela pesquisa e ver, de fato, estudantes protagonistas, engajados e motivados. "Estamos com uma expectativa positiva, porque entendemos que os estudantes serão beneficiados com uma metodologia que muda a dinâmica e a rotina da escola, além de contar com professores com dedicação exclusiva, resultando em mais tempo de ensino com qualidade", afirma.
Em 2018, 16 unidades escolares formam o grupo da Autoria: Amélio de Carvalho Baís, Prof. Emygdio Campos Widal, Lúcia Martins Coelho, José Barbosa Rodrigues, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Severino de Queiroz, Maria Constança Barros Machado, Waldemir Barros da Silva, Dona Consuelo Müller, Profª Clarinda Mendes de Aquino e Vespasiano Martins, de Campo Grande; Julia Gonçalves Passarinho, de Corumbá; Antonia da Silveira Capilé, de Dourados; João Brembatti Calvoso, de Ponta Porã; Padre Constantino de Monte, de Maracaju; e Presidente Médici, de Naviraí.