Movimente-se: professora de Educação Física estimula a prática de exercício físico e a manutenção da vida saudável

Sergipe

08.05.2020


A professora Gleide Soares Leandro, licenciada em Educação Física, está promovendo entre a comunidade do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em Santa Rosa de Lima, o desafio Movimente-SE, com o intuito de manter os seus alunos ativos, de forma física e mentalmente. Para tal, os estudantes devem produzir vídeos caseiros com exercícios físicos e compartilhar no grupo de WhatsApp da escola e em redes sociais, incentivando, assim, a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma vida saudável.

Ao mesmo tempo, a professora está confeccionando, juntamente com os alunos, um “E-book de Jogos”, os quais serão pesquisados, criados e/ou adaptados pelos alunos e disponibilizados em redes sociais para as pessoas que estão em isolamento social, devido à Covid-19, divertirem-se em casa. Essa última atividade irá gerar na escola um concurso para a escolha dos melhores jogos.

Para o incentivo das atividades, serão distribuídas máscaras reutilizáveis e voucher de lanches, adquiridos respectivamente com uma costureira e lanchonete da comunidade, incentivando o comércio local, bem como serão atribuídos pontos às atividades, para serem diluídos, durante os quatro bimestres do ano letivo de 2020, em atividades flexíveis que fazem parte do currículo escolar.

A professora Gleide Soares explica que, diante da atual situação, a sociedade teve que reaprender várias coisas, e exercitar a paciência seria o maior desafio. “E nós, como escola, o que fazer? Nada foi planejado para encararmos essa pandemia. Tudo vem sendo pensado e organizado dia após dia. Tudo novo, erros e acertos. Alunos em casa, parados, esperando uma solução vinda de nós, professores e equipe diretiva. Eles esperando aquela luz, que sempre aparece no fim do túnel”.

Dessa forma, enquanto escola, a comunidade resolveu se mobilizar “e pensar em maneiras de não deixar nosso aluno se sentir sozinho, em meio a esse “Tsuname” de mudanças, cada professor do seu jeito, dentro das suas possibilidades. Daí após pesquisas sobre exercícios físicos e pandemia, por exemplo, tive a a ideia de criar o Desafio: Movimente-se”, declarou Gleide Soares, informando que se inspirou nas declarações da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a fundamentação do desafio.