Mato Grosso
22.04.2022Como parte do projeto político pedagógico da Escola Estadual Mário Spinelli, localizada no município de Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá), foi realizado na última quinta-feira (14/04) uma série de apresentações e exposições, como resultado do trabalho de pesquisa e ação de cerca de 300 alunos do 7° ao 9° ano.
A mostra foi dividida em três partes, que ocuparam a atenção da comunidade escolar durante os dois turnos, sendo elas, uma exposição de arte sobre o contexto histórico mundial; uma galeria de imagens que expõe as relações afetivas dos alunos com seus amigos e animais de estimação, e, finalmente, uma exposição de fotografias sobre a cidade, produzida pelos alunos, mas a partir de um olhar crítico.
A professora Juciane Vareiro Ales, que coordena o projeto, alegrou-se com a sua execução. “Depois de um longo período sem atividades presenciais, devido a pandemia, hoje realizamos esta mostra, resgatando a alegria de estarmos novamente juntos pelos corredores da escola”, disse.
“O evento nos levou a ver a arte, pinturas, imagens antigas, olhando para o passado com mais valorização e, percebemos que no presente, podemos criar afetos em coletividade, que nos orientam para o futuro”, completou o estudante do 8º ano, Lucas Afonso Azevedo Costa, ao considerá-lo como muito importante.
Raytiby Natalie, professora responsável pela sala de recursos multifuncional, destacou a participação dos alunos especiais. “Os alunos matriculados na sala de recursos foram incluídos na prática cotidiana da escola e ativos na organização do evento, bem como, realizaram os trabalhos que foram propostos pelas suas professoras”.
Segundo o professor de língua portuguesa, Vagner Braz, estas experiências vêm motivar e fazer com que os alunos acreditem mais na educação, “refletindo sobre o que discutem em sala, colocam em prática a vivência que trazem na cidade e revertem isso à sociedade, principalmente, pensando o coletivo”.
Como parte do cronograma de atividades, a próxima mostra acontecerá no final do 2° bimestre, quando serão apresentadas resenhas críticas sobre obras de artistas mato-grossenses.
Texto de Luciana Oliveira.