Mostra científica trabalha de forma prática conteúdos de física e química

Tocantins

25.11.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o tema ‘Vamos Fazer Ciências’, a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Aldenora Alves Correia, de Tocantinópolis, realizou no último sábado, 23, a sua primeira Mostra Científica. A iniciativa tem como objetivo valorizar a pesquisa e despertar a criatividade dos estudantes no desenvolvimento de experimentos científicos.

Dentro da proposta da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto “Vamos Fazer Ciências” promove, para os estudantes, do 7° e 8° anos, situações que desenvolvam a capacidade de observar, perguntar, propor hipóteses e experimentar, de modo que eles se coloquem na posição de protagonistas na construção do seu próprio conhecimento.

De acordo com a professora Moab Machado Costa Ribeiro, responsável pela realização do evento, as atividades têm a finalidade de fazer com que o estudante possa explicar fenômenos que acontecem diariamente na sua vida. “Desenvolvendo habilidades para estabelecer relação entre a ciência e sua evolução, relacionando o meio em que vivem e proporcionando a esses estudantes o seu protagonismo”.

Para a estudante Layane Sousa dos Santos, do 8º ano, a participação dos alunos foram fundamentais na realização do projeto. “A 1ª Mostra Científica foi maravilhosa, nunca pensei que seria assim, vários projetos diferentes e interessantes. Agradecemos à professora Moab, à equipe escolar e aos alunos, pois todos ajudaram isso acontecer”. 

Os estudantes apresentaram os seguintes experimentos, nos diferentes conteúdos.

ü  Acetona com isopor – Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados;

ü  Torre de Líquidos- Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais;

ü  Vulcão em erupção- Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas;

ü  A vela que levanta a água - Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição;

ü  Mágica de química, remodelando isopor - Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados;

ü  Minigerador eólico - Transforme vento em energia elétrica! (Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades;

ü  Bateria de latinha de alumínio - Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais;

ü  Fases da Lua – Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua;

ü  Gerador de energia caseiro - Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais;

ü  Nuvem na garrafa - Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas;