Mato Grosso do Sul
12.12.2024A Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, em Corumbá, realizou, nas últimas semanas, dois eventos que movimentaram a comunidade escolar, tratam-se da 2ª Mostra de Pesquisa e Ciências JLB, no dia 23 de novembro e da cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no dia 05 de dezembro.
A Mostra de Pesquisa e Ciências celebrou os trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do ensino fundamental, médio e EJA, ao longo do segundo semestre. De acordo com o professor coordenador de práticas inovadoras Wellington Oliveira, o evento reforçou a relevância das iniciativas pedagógicas da escola, valorizando o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e a inovação.
Entre os projetos apresentados, destacaram-se: Consciência Negra: reflexões e celebrações sobre cultura, história e identidade. Conscientização Ambiental: ações que promovem a sustentabilidade. Pinturas Autorais: expressão criativa e talento dos estudantes. Jogos de Tabuleiro e Desafios Matemáticos: aprendizado lúdico e desenvolvimento do raciocínio lógico. Calendário Colorido: ações sobre temas como saúde mental, prevenção e solidariedade. Arte e Literatura: valorização da expressão artística e do universo das palavras. Logística Aplicada: soluções práticas e organizacionais. Projetos Medalhistas na FECIPAN: reconhecimento regional de projetos inovadores.
A diretora Maria de Araújo Pereira, destacou o impacto do evento, “a Mostra é muito mais que uma exposição; é um momento em que nossos estudantes demonstram autonomia, criatividade e engajamento. O trabalho realizado aqui reflete o potencial transformador da educação e o compromisso da nossa escola com a formação cidadã e investigativa.”
Além das exposições, a Mostra foi um espaço de integração e inspiração, reunindo a comunidade escolar para compartilhar experiências e celebrar conquistas. A Mostra de Pesquisa e Ciências JLB é uma iniciativa realizada a cada semestre que visa proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizado prático e significativo, estimulando a criatividade e o espírito investigativo.
Com o sucesso das edições deste ano, a escola planeja expandir a Mostra, envolvendo ainda mais participantes, temas diversificados e novos formatos de apresentação. A expectativa é consolidar o evento como uma referência na valorização do conhecimento, inovação e protagonismo juvenil.
“A EE Dr. João Leite de Barros reafirma, com este evento, seu compromisso com uma educação transformadora, que prepara seus estudantes para enfrentar os desafios do futuro com confiança e criatividade”, finaliza diretora Maria.
Formatura Proerd
A Escola Estadual Dr. João Leite de Barros recebeu, no seu auditório, no dia 05 de dezembro, as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) de Corumbá e Ladário para cerimônia de encerramento Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
Entre as participantes estavam as escolas 2 de Setembro, Dom Bosco, Dr. João Leite de Barros e Octacílio Faustino da Silva. Após anos de afastamento das escolas estaduais da região, o programa foi retomado em 2024 graças ao projeto "Escolhas Inteligentes, Futuro Brilhante: Sem Drogas, Sem Álcool", idealizado pela Escola Dr. João Leite de Barros.
O projeto, desenvolvido para os alunos do 7º ano, foi submetido ao 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá e, posteriormente, ampliado para outras escolas com o apoio da CRE3 (Coordenadoria Regional de Educação) de Corumbá.
Durante a cerimônia, a diretora Maria de Araújo Pereira, destacou que o programa é fundamental para o projeto de vida das crianças, “esse tipo de iniciativa deve ter continuidade. Esperamos que essa parceria siga forte e, com o apoio da CRE-3 e do Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, que o projeto permaneça em nossa escola em 2025 e alcance ainda mais escolas da Rede Estadual de Ensino da nossa região”.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma adaptação do programa americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.) e já está presente em 58 países, alcançando aproximadamente 40 milhões de crianças ao redor do mundo.
Sua principal abordagem é a prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, por meio de atividades educativas conduzidas por policiais militares treinados. O método utiliza práticas lúdicas e interativas para engajar crianças, adolescentes e adultos, promovendo conscientização e habilidades para escolhas seguras.
No Brasil, o PROERD é tradicionalmente destinado aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, com adaptações específicas para a Educação Infantil e também para pais. Em Corumbá, o programa é implementado há vários anos e tornou-se política pública obrigatória nas escolas municipais, de acordo com a Lei nº 2.836, de 13 de julho de 2022.
Em 2024, o PROERD expandiu sua atuação na região, atendendo cerca de 700 crianças em escolas municipais e estaduais. A execução do programa é liderada pelos policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar, Cabo Wagner Lima FERREIRA e Soldado Fernanda Alcaraz PAPPETTE, ambos com formação especializada para desenvolver as atividades propostas pelo Proerd.
O impacto positivo do programa reforça sua importância como uma ferramenta preventiva e educativa no combate às drogas e à violência, promovendo valores e fortalecendo laços comunitários.
Implementação - Embora não ofereça o 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Dr. João Leite de Barros viu no 7º ano uma oportunidade para implementar o programa. Com o projeto "Escolhas Inteligentes, Futuro Brilhante: Sem Drogas, Sem Álcool", idealizado pelo PCPI Wellington Oliveira, a escola fez a solicitação oficial ao 6º BPM de Corumbá, que abraçou a ideia. Em conjunto com a CRE-3, o programa foi iniciado em 12 de agosto, abrangendo também as escolas estaduais 2 de Setembro, Dom Bosco e Octacílio Faustino da Silva.
O projeto "Escolhas Inteligentes, Futuro Brilhante" foi desenvolvido com foco no contexto da cidade de Corumbá-MS, uma área fronteiriça com alta influência do tráfico de drogas. Ele busca proteger os jovens da exposição a substâncias ilícitas e capacitá-los como agentes de transformação social.
O PCPI Wellington Oliveira, autor do projeto, ressaltou," quando investimos em um projeto de prevenção, não apenas estamos protegendo os estudantes dos riscos associados ao consumo de drogas e álcool, mas também os capacitando para serem agentes de mudança em suas comunidades"
Além da aplicação do PROERD, o projeto incluiu atividades interdisciplinares:
Demonstrações químicas sobre os tipos de drogas, ministradas pela professora Laura nas aulas de Ciências da Natureza. Estudos dos impactos sociais, econômicos e culturais do tráfico de drogas em Corumbá, abordados pelo professor Leandro em Geografia. Desenvolvimento do jogo educativo "Evite as Drogas: Corrida pela Saúde", criado com alunos do Ensino Médio nas aulas de Eletiva com o professor Samuel.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar