Tocantins
17.06.2024As unidades escolares (UE) pertencentes à Superintendência Regional da Educação (SRE) de Guaraí apresentaram no I Monitoramento Integrado Formativo, realizado pela Secretaria de Estado da Educação na terça-feira, 12, a evolução na qualidade da educação conquistada neste primeiro semestre. A cada bimestre as UE da Regional recebem o monitoramento educacional, um acompanhamento sistemático dos indicadores educacionais e estatísticos, onde são avaliadas as quatro dimensões, pedagógica, financeira, administrativa e jurídica.
O Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, de Guaraí, com 34 anos de existência é uma das primeiras escolas do município e está entre as unidades de destaque da Regional. A escola ao longo dos últimos anos apresentava uma realidade crítica chegando ao final do ano letivo com um número reduzido de alunos de pouco mais de 200.
Em 2024, em função de um conjunto de mudanças, o colégio construiu um plano coletivo centrado e pautado na organização do ambiente escolar, no desenvolvimento do educando com diferentes experiências, na construção de parcerias entre escola, famílias e organizações. Atualmente a escola possui um Plano Político Pedagógico (PPP) centrado no ensino e aprendizagem dos alunos, no qual os planos e projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar, com trabalho de equipe, fortalecendo o desenvolvimento das habilidades.
De acordo com o coordenador pedagógico Jauber Araújo Leal, a construção desta realidade provoca aos alunos e professores o incentivo em aprimorar e transformar. “A transformação tem sido possível em função dos projetos, aulas diversificadas, formação continuada, trabalho em equipe, combate à violência escolar, realização de Busca Ativa, execução de ações de intervenção e consciência da responsabilidade social da escola em transformar a comunidade que está inserida. Todo este processo trouxe avanços significativos alcançando mais de 500 alunos matriculados este ano”.
Para o aluno do 9º ano e presidente do Grêmio Estudantil, Kaic Lopes de Sousa, a escola é a sua segunda casa. O motivo que me levou a ser presidente do Grêmio foi a vontade de buscar melhorias para a nossa escola, que considero a melhor que tem aqui em Guaraí, porque para mim é a minha segunda casa”.
A professora Mirelly Barbosa, que está na unidade escolar há mais de 15 anos, é agora a gestora e comemora a melhoria dos índices. “Assumi a função consciente dos desafios. Por isso, investi no perfil democrático e de gestão humanizada focando na motivação e valorização de cada servidor. E deu muito certo, pois a corrente foi se fortalecendo no ambiente escolar, o que foi sendo notado pelos alunos, famílias e comunidade favorecendo o significativo crescimento que a escola vivencia”.
Para a superintendente Priscilla Arataque, o monitoramento não é apenas uma ferramenta de avaliação, mas uma peça-chave na estratégia de evolução contínua da qualidade educacional. “É com alegria que recebemos os dados da evolução das nossas escolas, e a equipe gestora do Raimundo Alencar tem construído um ambiente escolar acolhedor, que incentiva e motiva todo o corpo técnico, docentes e discentes. Nosso trabalho continua para que nossas escolas continuem evoluindo, construindo uma educação que transforma”.
SRE Guaraí/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins