Modernas e climatizadas, escolas Seduc de Tempo Integral são entregues no litoral do Piauí

Piaui

14.12.2023

Na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira acompanhou o governador Rafael Fonteles na entrega de dois importantes Centro Estaduais de Tempo Integral localizados no litoral do Piauí.  

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zulmira Xavier, em Luís Correia, foram investidos R$ 3,7 milhões na reforma, ampliação, modernização e climatização dos espaços.

De acordo com o secretário Washington Bandeira, a entrega das escolas representa mais uma etapa concluída do processo de universalização do ensino de Tempo Integral, adequando a infraestrutura das escolas ao modelo ideal para esta modalidade de ensino.

“Uma biblioteca reformada, quadra poliesportiva, cozinha, refeitório, laboratório de informática, laboratório de ciências, auditórios, salas modernizadas, biblioteca, toda essa estrutura que uma escola de Tempo Integral precisa ter. Todas as escolas de ensino médio do Piauí vão ser transformadas em Tempo Integral e vão receber esse processo de reforma gradativamente”, garantiu o gestor. 

O Ceti Zulmira Xavier também receberá, a partir do próximo ano letivo, os novos cursos do Programa Seduc Tec, iniciativa que vai integrar o ensino profissional e tecnológico ao ensino médio em Tempo Integral. A escola passará a ofertar os cursos técnicos em Turismo, Energias Renováveis, Programação e Desenvolvimento de Sistemas. Segundo Bandeira, os cursos contemplam justamente as cadeias produtivas, as potencialidades da região e a tecnologia da informação que foca na empregabilidade no Brasil e no mundo, no caso do curso de Programação.  

Para a estudante Irla Raquel Galeno, monitora da disciplina de Língua Portuguesa no CETI Zulmira Xavier, o programa de monitoria implantado trouxe muitos benefícios para a escola. “É uma honra fazer parte desta instituição e deste programa que visa o progresso de todos os alunos. Também quero dizer que nossa escola está de cara nova e tudo isso só foi possível por causa do empenho de todos. Gostaria de agradecer ao governador Rafael Fonteles e toda a sua equipe, à nossa diretora, aos professores e todos os que fazem parte da comunidade escolar”, afirmou.  

Em seguida, as equipes da Seduc seguiram até Parnaíba para a solenidade de inauguração da reforma, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Senador Chagas Rodrigues.

A obra, esperada há muito tempo pelos parnaibanos, contempla uma escola histórica. “Uma escola que é histórica, uma demanda do povo de Parnaíba para que essa escola fosse reconstruída. Investimos mais de 5 milhões de reais para que o Ceti Chagas Rodrigues se torne uma escola de Tempo Integral com ensino profissional integrado, com os novos cursos voltados para essas áreas mais alvissareiras em termos de empregabilidade para os nossos estudantes e que se conectam com as cadeias produtivas, com as potencialidades aqui da região. Então, é a educação conectada com o desenvolvimento econômico do nosso estado e nós vamos seguir fazendo essas melhorias em todas as escolas de ensino médio da nossa rede, junto com o processo de transformação dessas escolas em escolas de Tempo Integral”, destacou o secretário Washington Bandeira. 

A estudante Kaila Marceli, aluna da 1ª série do Ensino Médio no Ceti Senador Chagas Rodrigues, discursou durante a solenidade representando todos os estudantes do centro estadual. “Agora vendo a nossa tão esperada escola reformada e com uma estrutura física de qualidade, pensamos em como isso faz toda a diferença na formação do aluno. Todos nós sabemos como a educação é importante em nosso convívio social, pois através dela é que se faz possível uma mudança nos meios mais atrasados de pensamento. Uma sociedade mais justa e fraterna se constrói com a educação. Quero propor que juntos consigamos construir uma nova escola. E essa nova escola deve ser feita por índices educacionais positivos, mas também com muito esforço, dedicação e apreço à tolerância e ao respeito”, destacou a aluna.  

A gestora escolar do Ceti Senador Chagas Rodrigues, Alcioneide Veras, contou um pouco sobre a história da escola fundada em 2001. “A escola sempre foi referência em aprovações no Enem, bem como aprovações em concursos públicos. Recebendo hoje a nossa nova escola, a tendência é que essas aprovações aumentem ainda mais. Em 2024 esperamos vivenciar incontáveis possibilidades com uma escola moderna, estruturada, contando com laboratório de informática, laboratório de ciências e ampla biblioteca. Essa escola surpreende a todos pela sua modernidade e pelo seu tamanho. Acredito que todos aqui ficaram maravilhados ao adentrar no nosso prédio”, relata.  

Ainda de acordo com a gestora do Ceti Chagas Rodrigues, no ano letivo de 2024, a escola também passará a ofertar os cursos profissionais e técnicos integrados ao Tempo Integral. São eles: Desenvolvimento de Sistema, com ênfase em Inteligência Artificial, colocando Parnaíba e região na vanguarda da tecnologia mundial. O curso de Eletrotécnica, com ênfase em Hidrogênio Verde, preparando os jovens e adultos para montagem e manutenção de sistemas de eletrólise, sistemas de produção de amônia, dessalinização de água e logística de transporte de gases. Por fim, a professora Alcioneide Veras agradeceu ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bandeira, em nome de toda a comunidade escolar, pelo compromisso dos gestores com a educação.  

O governador Rafael Fonteles aproveitou para autorizar a abertura do processo licitatório para construção da quadra poliesportiva do Ceti Senador Chagas Rodrigues no valor de 600 mil reais.

“As próximas gerações irão aproveitar e irão aprender muito mais, numa estrutura melhor, com ar-condicionado, com laboratórios, com refeitório, com todos esses equipamentos que a gente viu no dia de hoje. Então isso é que vai realmente transformar o estado do Piauí. E nós queremos esse padrão em todas as escolas. São mais de 600, nós estamos chegando ao número de 200 escolas reformadas. Ainda faltam muitas, mas chegaremos lá. Estamos com um ousado plano de mais de um bilhão e meio de reais para investir nessas escolas. E faremos em todas, até o final desse meu mandato, para que todos tenham a mesma oportunidade que agora os estudantes do Chagas Rodrigues passarão a ter”, finalizou o governador Rafael Fonteles.