“Não precisamos copiar o modelo educacional americano, mas é bom conhecer as práticas pedagógicas e o trabalho desenvolvido por seus educadores para tirarmos lições”. Com essa avaliação, a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida abriu o seminário de discussão dos modelos educacionais de Brasil e Estados Unidos.
Mais de 100 pessoas entre diretores escolares, assessores pedagógicos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), coordenadores pedagógicos, diretores de Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), estudantes e servidores da Seduc, entre outros, participaram do evento que teve como palestrante a diretora norte-americana, Regina Siegel. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 4/8, no auditório da Secretaria, em Cuiabá.
Rosa Neide ressaltou que a vinda de Siegel a Mato Grosso deve-se a participação das escolas públicas do Estado no Prêmio Gestão Escolar, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “O intercâmbio entre diretores escolares brasileiros e americanos trata-se de uma das ações contidas no Prêmio. Duas diretoras de Escolas Estaduais do nosso Estado já foram aos Estados Unidos, agora estamos recebendo nesta semana a visita da professora Regina”, contou.
Durante a apresentação, a diretora americana citou que trabalha em uma escola pública de educação infantil, localizada na cidade de La Crosse, no Estado de Wisconsin. “Nossa Escola possui 400 alunos com idades entre três e onze anos. Eles permanecem na unidade em tempo integral, entre 8h30 e 15h”, relatou. Diferente de Mato Grosso, Siegel explicou que as escolas americanas não possuem conselho deliberativo e os diretores são os responsáveis por toda a gestão administrativa e financeira das escolas.
Como ocorre nas unidades de ensino brasileiras, Regina Siegel contou que os diretores e funcionários se empenham para aumentar a participação de pais e comunidade, nas atividades escolares. Ela citou ainda, que as escolas possuem equipes multidisciplinares para atendimento dos estudantes. “Quando algum aluno começa a faltar às aulas, temos psicólogos e assistentes sociais que vão até suas residências junto com funcionários para saber o motivo das ausências e fornecer ajuda. Caso ele continue a faltar à polícia é acionada e os pais são multados”, exemplificou.
Financiamento
Conforme Regina Siegel, as escolas de ensino fundamental de seu estado recebem verbas federais, do Estado e de seus respectivos municípios. Contudo, os alunos de famílias mais ricas contribuem financeiramente. “As crianças pobres estudam de forma gratuita” explicou. Entretanto, ela disse que o governo de Wisconsin tem feito movimentos com o objetivo de privatizar as escolas públicas. “Isso tem gerado diversas manifestações públicas em nossas cidades e nós que somos educadores públicos não deixaremos isso acontecer”, defendeu sob aplausos da platéia.
Ao final de sua palestra, a diretora respondeu a diversas perguntas sobre problemas comuns enfrentados pelas escolas dos dois países, como combate e prevenção a violência, matrizes curriculares, sistemas de avaliações, gestão educacional, entre outros. Na avaliação da secretaria de Formação do Sintep, Marli Keller, ouvir os relatos e experiências de Regina Siegel foi muito importante na medida que diversos problemas enfrentados pela educação brasileira, também são encontrados no país da educadora. “Nesse sentido buscamos trocar experiências na busca de soluções”, afirmou.
Por sua vez, a diretora da Escola Estadual, Honório Rodrigues de Amorim, em Várzea Grande, Rosiney Pereira Leite dos Reis destacou a estrutura e as condições de trabalho dos educadores americanos. “Eles possuem o auxílio de profissionais de outras áreas, como psicólogos, até mesmo de policiais na lida diária com os estudantes. Avalio como positiva essa experiência e penso que podemos adotar essas ações positivas em nossas escolas”, finalizou.
Veja também:
Comunidade escolar de Cuiabá apresenta projetos pedagógicos à educadora norte-americana.
Ascom/Seduc/MT
09/08/2011